Servidores da Funac participam da 7ª pré-temporada de arbitragem da Fefusma/Amafusa

Os servidores da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participaram no último fim de semana, da capacitação da 7ª Pré-temporada de arbitragem da Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma). O evento foi realizado pela Fefusma e Associação Maranhense de Árbitros de Futsal (Amafusa) e teve o apoio do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel).

A atividade contou com a presença dos palestrantes: Paraguassu Fish – RS, diretor de arbitragem CBFS; Crispim Neto – SE, ex-diretor de arbitragem da Federação Sergipana de futsal; Joyce Sales – MA, psicóloga do Esporte; e Paulo Vitor Albuquerque – MA, professor de Fisiologia de Exercício. Na programação, atualização de regras e socialização, esta última realizada na Sede Recreativa do Sindicato dos Bancários.

A diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz, destaca a importância da ação intersetorial e o fortalecimento da política de socioeducação. “A Fundação tem investido na qualificação dos servidores e com a capacitação sobre arbitragem, os profissionais estarão aptos para organizar este ano os torneios de futebol nas unidades, que está previsto no planejamento das práticas esportivas nos Centros Socioeducativos”, afirma.

“A política de socioeducação tem que ser intersetorial com as demais políticas, com a formação estamos fortalecendo a intersetorialidade da socioeducação e a política de esportes”, acrescenta Lúcia Diniz.

De acordo com o superintendente de Programas Especiais da Sedel, Ronaldo Baldez, cerca de 170 congressistas, de sete regionais do Maranhão participaram do evento. “O congresso foi um grande sucesso, tivemos quatro palestras voltadas para a qualificação continuada, com a participação de representantes de Sergipe, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pará e também da Funac que encaminhou seis profissionais que atuam nos Centros Socieoducativos. A parceria com a Fundação é contínua e a participação dos servidores é importante para fortalecer as relações institucionais”, declara.

A parceria com a Sedel tem motivado os servidores. “A capacitação nos proporcionou muito aprendizado sobre a arbitragem de futsal que levaremos para o campo da socioeducação nos campeonatos que serão realizados”, revela.