Sedel promove curso de capacitação nos municípios de Paulino Neves, Tuntum e Porto Rico
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) promove, de 23 a 25 de março, o curso de Iniciação Esportiva nos municípios de Paulino Neves, regional lençóis; Tuntum, centro; e Porto Rico, localizado na baixada maranhense. A capacitação faz parte do projeto de qualificação de professores que vão participar da 45ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses – JEM’s 2017.
No município de Paulino Neves, que participará pela primeira vez dos JEM’s, serão capacitados 40 professores. Presentes ao curso estão também os municípios convidados: Barreirinhas, Tutoia, Humberto de Campo e Santo Amaro, que participam com o total de 23 profissionais do esporte. Ministrado pelo diretor geral dos JEM’s, professor Sandow Feques, o curso atende às modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, voleibol, futebol e handebol, nos três dias na região dos lençóis maranhenses.
Durante o curso, os professores de Educação Física da rede pública e particular de ensino, que atuam no processo de ensino e aprendizagem de esporte, recebem aulas práticas e teóricas sobre Treinamento de Jovens Atletas, Fundamentos Técnicos de Iniciação à Tática, dentro de cada modalidade ofertada.
“Para melhorar a performance dos estudantes nos JEM’s, realizamos esse curso que contribuiu de forma relevante na capacitação dos gestores esportivos envolvidos com as modalidades esportivas, pois esses profissionais têm um papel fundamental no processo de planejamento e operação de seus atletas nas competições”, disse Sandow.
Em Porto Rico o curso de Iniciação Esportiva, ministrado pelo professor técnico da Sedel, Fredson, capacita professores nas mesmas modalidades de Paulino Neves, e abrange os municípios de Pinheiro, Matinha, Viana e Arari. Já no município de Tuntum, regional centro, a capacitação será ofertada pelo professor, Victor Hugo, nas modalidades de voleibol, atletismo e xadrez. Os municípios convidados: Colinas, Buriti Bravo, São Domingos, Presidente Dutra, Barra do Corda e Dom Pedro também serão capacitados.
Segundo a secretária adjunta de esporte educacional, Josléa Rodrigues, a Sedel tem como meta a valorização dos profissionais que atuam nos jogos escolares. “Temos grande preocupação com a capacitação dos profissionais esportivos devido a relevância e impacto de suas atuações. Esse ano o destaque será para as formações, com a realização dos cursos de arbitragem e cursos técnicos de esporte direcionados aos professores e alunos. Sempre tivemos esses cursos, mas que este ano estão sendo ampliados, no intuito de reforçar e ampliar a quantidade de profissionais capacitados, para que o maior número de municípios sejam atendidos”, disse.