Sedel participa de Fórum dos Secretários de Esporte e Lazer no Rio Grande do Norte

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, participou do Fórum Estadual dos Secretários Municipais e Gestores da Área do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (Fesmel), na quarta-feira (8), representando o Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, o qual preside. O evento serviu para debater ações que contemplam o fortalecimento e desenvolvimento da prática esportiva.

“O fórum eleva o patamar de articulação do estado com municípios e traz agenda do esporte para o centro do debate sobre políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento local, promoção e inclusão social”, avaliou o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, Márcio Jardim.

O secretário Márcio Jardim assinalou durante o evento que o diálogo com outros gestores da federação é importante para que sejam conhecidas experiências exitosas que eventualmente possam ser aplicadas ao Maranhão, de modo que o esporte seja ferramenta fundamental na transformação dos índices sociais, como orienta o governador Flávio Dino.

Participaram do Fesmel representantes do Ministério dos Esportes, governos estaduais, entidades ligadas ao tema e grandes nomes do esporte, como o ex-jogador da seleção brasileira de futebol, Zico, que falou do Projeto Zico 10, desenvolvido em vários estados do país e que busca desenvolver, além do esporte, a educação de crianças e adolescentes. “Faço questão de deixar claro que o projeto não visa à formação de novos atletas. Mas, se der para formar algum e o garoto tiver aptidão, a gente encaminha para escolinha de algum clube de futebol.”, explica Zico.

“Como parte de uma gestão democrática, um dos objetivos do evento foi ouvir propostas e sugestões que possam ajudar no trabalho da Secretaria”, destacou o secretário de Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, George Câmara.