Sedel leva atividades de lazer e esporte recreativo aos municípios de Penalva e Viana nesta semana

Com o objetivo de executar uma política pública que atenda às necessidades da população maranhense com atividades de lazer e esporte recreativo, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) leva, nesta semana, o Projeto “Mais Lazer para Todos” aos municípios de Penalva e Viana, localizados na Baixada Maranhense.

Em Penalva, município com mais de 35 mil habitantes, as atividades acontecem de 24 a 27 de fevereiro, e para os mais de 51 mil moradores da cidade de Viana as ações de lazer serão realizadas de 25 a 28 de fevereiro.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, a execução desse plano de ações para o esporte vem preencher a carência deste setor e oportunizar o acesso a todos os segmentos sociais, principalmente, ao menos favorecidos. “Investir no esporte é possibilitar a inclusão social afastando jovens das situações de risco e promovendo cidadania”, disse.

No primeiro dia do “Mais Lazer para Todos” é realizada visita técnica com gestores municipais, vereadores, lideranças comunitárias e parte da população para apresentação do projeto, bem como seleção do espaço físico para as atividades e alinhamento das competências das partes envolvidas.

O segundo dia do projeto é um momento para qualificação de estudantes, profissionais de Educação Física, professores e agentes comunitários pelo curso “Capacitação em lazer”. A capacitação, que compreende 20 horas de teoria e prática, habilita novos coordenadores para melhor atuação em atividades esportivas e de lazer em seus municípios.

No terceiro dia de ação acontece o ‘Manhã de Lazer’, no qual o município recebe atividades de lazer e esporte recreativo desenvolvidas pela equipe do projeto e pelos participantes do curso de capacitação.

Dentre as atividades estão aula de alongamento, ginástica, exercícios físicos, voleibol, handebol, basquete, futebol de travinha, futsal, tênis de mesa, pula corda, corridas, jogos de dama, dominó, xadrez, capoeira, desenho, pintura, montagem, colagem, apresentações culturais e artísticas, brincadeiras folclóricas, danças, música, teatro, artesanato, filmes e espaço de leitura.

As atividades serão dirigidas de acordo com a realidade local de cada município sede do projeto, cumprindo sempre as necessidades de adaptação para garantir a participação de pessoas com necessidades especiais. Serão contemplados, também, na primeira edição do projeto, os municípios de Belágua, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Pedro do Rosário, São Raimundo Doca Bezerra, São Luís, Serrano do Maranhão, e Vitória do Mearim.