Sedel apresenta novo plano de ação para fomento do lazer no estado

O novo plano de ação da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) para o fomento do lazer em todo o estado foi apresentado na quarta-feira (11). O objetivo do governo é desenvolver um novo formato de ações voltadas para o lazer, ampliando a participação dos municípios do interior do Maranhão e alcançando maior número de pessoas.

Segundo o titular da Sedel, Márcio Jardim, os projetos desenvolvidos contemplarão todas as faixas etárias e serão levados também ao interior, garantindo inclusão social, saúde e qualidade de vida para a população. O planejamento engloba a reestruturação da dinâmica do trabalho, elaboração de programas de formação e capacitação para servidores e organização de carteira de projetos de lazer, dentre outras ações.

Márcio Jardim ressaltou que a construção de uma política de lazer será prioridade, dada a importância dessa prática no dia a dia. “A prática do lazer é imprescindível a todos e abarca outras dimensões como cultura, turismo e até mesmo religião. Vamos nos esforçar para construir uma política de lazer aqui no Maranhão. Essa atuação da Sedel está alinhada com a proposta da gestão do governo Flávio Dino de desenvolver ações com justiça e igualdade para beneficiar todos os maranhenses”, afirmou.

O representante da assessoria direta ao lazer da Sedel, Gigi Moreira, apresentou os novos projetos, destacando a importância de haver planos estaduais de lazer assegurados pela política nacional brasileira. Os projetos para o fomento ao lazer no estado vão envolver atividades voltadas à prática de caminhadas, aulas de ginástica, alongamento, festival de jogos e oficinas recreativas, além de shows itinerantes nos municípios do interior. Também estão sendo planejadas programações específicas para as pessoas com deficiência, idosos e comunidades indígenas, ribeirinhas e ciganas.