Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Sampaio Corrêa vence na abertura do Campeonato Brasileiro de Beach Soccer 2019

A Arena Verão recebeu nesta quarta-feira (30) a abertura do Campeonato Brasileiro de Beach Soccer 2019. Quatro partidas foram realizadas nas areias da praia da Enseada, em Guarujá, com um alto nível apresentado pelas equipes participantes. Pelo grupo A, o Flamengo venceu o Náutico por 6×4, enquanto Vasco da Gama passou sem dificuldade pelo Osasco Audax, 15×0. No grupo B, o Sampaio Corrêa venceu de virada o Joinville, por 7×5, e o Botafogo derrotou o Vitória nos pênaltis, após empate no tempo normal e na prorrogação, 4(3)x(2)4. O evento segue até domingo (3), sempre com entrada gratuita para o público.

Flamengo e Náutico tiveram a responsabilidade de abrir a competição, no início da tarde. Após os pernambucanos saírem na frente, o Rubro-negro deu a volta e o primeiro tempo terminou em 3×1 para o Fla. Na etapa intermediária, o Náutico diminuiu o placar, 3×2. No último período, no entanto, o Flamengo aumentou a vantagem para 5×2, levou um susto, quando o time de Recife diminuiu para 5×4, mas garantiu a vitória no minuto final, 6×4.

“Estreia é sempre difícil, mas acredito que a equipe se comportou bem, com uma dinâmica legal. Temos alguns erros para corrigir, mas ao mesmo tempo pontos positivos dessa atuação. O calor estava muito forte, então acredito que o saldo foi positivo”, avaliou Rodrigo Fernandes, treinador do Flamengo, que nesta quinta-feira (31) enfrenta o Osasco Audax, no segundo jogo da segunda rodada, às 15h15.

Pelo grupo A, o Vasco entrou em campo contra o Osasco Audax, atual vice-campeão paulista, e garantiu a liderança do grupo com uma goleada expressiva. O time de São Januário não tomou conhecimento do rival da grande São Paulo, vencendo por 15×0. Após 6×0 na primeira etapa, aumentou para 9×0 na segunda, finalizando a partida com mais seis gols no terceiro tempo.

“Uma estreia sempre gera ansiedade. O Audax não chegou à final do Paulista por acaso. Tivemos intensidade e qualidade em nosso jogo. Nosso primeiro tempo foi primoroso e o adversário sentiu o calor, principalmente na terceira etapa. Independentemente do placar, temos que dar valor ao Audax por estar investindo na modalidade, porque o Brasileiro é uma grande experiência para qualquer clube. Vamos pensar agora no Náutico, que é o nosso próximo adversário”, disse Fabio Costa, treinador vascaíno. Vasco e Náutico se enfrentam nesta quinta, às 16h30.

Grupo B – No grupo B, o primeiro jogo da rodada foi entre Sampaio Corrêa e Joinville, que fizeram uma das partidas mais equilibradas do dia. Os maranhenses saíram na frente, mas logo levaram a virada, 2×1, no fim do primeiro tempo. No segundo tempo, mais um gol para cada equipe, 3×2 no placar. Na etapa final, os catarinenses chegaram a aumentar para 5×3, mas o time do Sampaio Corrêa, atual campeão brasileiro, teve tranquilidade para virar: 7×5, com quatro gols no último período.

“Sabíamos que não seria fácil. O Joinville faz um trabalho muito legal em Santa Catarina, com atletas fortes, que jogam geralmente pela areia e não pelo alto. Entramos desconcentrados, levamos três gols de falta, algo pouco comum. O importante foi nosso poder de superação. Iniciamos o terceiro tempo com desvantagem de 5×3 e conseguimos fazer quatro gols para sair com a vitória”, disse Marcelo Mendes, treinador do Sampaio Corrêa, que enfrenta o Vitória nesta quinta (31), às 17h45.

Botafogo e Vitória encerraram a programação desta quarta-feira com oito gols, cinco deles no último tempo. Na etapa inicial, 2×0 para os cariocas, que levaram um tento no segundo tempo. No período final, o Botafogo aumentou para 3×1, levou o empate em 3×3 e em seguida a virada, a menos de dois minutos do fim. Quando faltavam 11 segundos para o término, gol do Alvinegro do Rio de Janeiro, 4×4. Nas penalidades, cada goleiro fez uma defesa nos três primeiros pênaltis. Na última cobrança, melhor para o arqueiro botafoguense que garantiu 1 ponto conquistado.

“Não fizemos um bom jogo, como era imaginado. Estava muito quente e fomos mais devagar do que o normal. Isso deu chances para o Vitória, um time com menos físico que o nosso. Corrigimos alguns erros, e saímos na frente em boa parte do jogo, com 2×0 e depois 3×1. Queríamos matar o jogo e, em dois contra-ataques nossos, erramos e levamos dois gols em seguida. Melhor que erremos agora, na fase de grupos, porque dá tempo de consertar. É apenas um ponto, mas bastante importante para a confiança do time”, disse Paulo Rocha, o Pardal, treinador do Botafogo, que enfrenta o Joinville na próxima rodada, às 14h desta quinta-feira.

Programação – Nos cinco dias do evento, serão realizados quatro jogos por dia. Na fase de grupos, de quarta a sexta-feira (30 a 1º/2), os jogos serão sempre entre 14h e 19h. Cada equipe jogará três vezes, para definir os semifinalistas. Após a fase inicial, quatro times classificam-se para as semifinais no sábado (2), com partidas a partir das 12h15. O torneio terá as semifinais, a disputa do terceiro lugar e a final, no domingo (3), a partir das 13h, transmitidas pelo canal SporTV.

A Arena Verão é uma realização da Federação de Beach Soccer do Estado de São Paulo, da Federação Paulista de Tênis e da Federação Paulista de Futevôlei, com patrocínio de Algar , Apsen, Pagseguro, Sonda, Jundiá Sorvetes, Kalunga, Maratá, Di Martino, RV Imola, Feital Copag, Fototica, Deka Sports, Clínica CECAM e Morelate viabilizado via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de São Paulo, e apoio da Prefeitura do Guarujá e Visite Guarujá.

Classificação:

Grupo A:
1 – Vasco da Gama – 3 pontos
2 – Flamengo – 3 pontos
3 – Náutico – 0 ponto
4 – Osasco Audax 0 ponto

Grupo B:

1 – Sampaio Corrêa – 3 pontos
2 – Botafogo – 1 ponto
3 – Vitória – 0 ponto
4 – Joinville – 0 ponto

Resultados:

30/01 – Quarta-feira
14h – Jogo 1 – Flamengo (RJ) 6×4 Náutico (PE)
15h15 – Jogo 2 – Sampaio Corrêa (MA) 7×5 Joinville (SC)
16h30 – Jogo 3 – Vasco da Gama (RJ) 15×0 Osasco Audax (SP)
17h45 – Jogo 4 – Botafogo (RJ) 4(3)x(2)4 Vitória (BA)

Próximos Jogos:

31/01 – Quinta-feira
14h – Jogo 5 – Joinville (SC) x Botafogo (RJ)
15h15 – Jogo 6 – Osasco Audax (SP) x Flamengo (RJ)
16h30 – Jogo 7 – Náutico (PE) x Vasco da Gama (RJ)
17h45 – Jogo 8 – Vitória (BA) x Sampaio Corrêa (MA)

01/02 – Sexta-feira
14h – Jogo 9 – Náutico (PE) x Osasco Audax (SP)
15h15 – Jogo 10 – Vitória (BA) x Joinville (SC)
16h30 – Jogo 11 – Sampaio Corrêa (MA) x Botafogo (RJ)
17h45 – Jogo 12 – Vasco da Gama (RJ) x Flamengo (RJ)

02/02 – Sábado
12h15 – Jogo 13 – 1º do grupo A x 2º do grupo B (Transmissão SporTV)
13h30 – Jogo 14 – 1º do grupo B x 2º do grupo A (Transmissão SporTV)

03/02 – Domingo
13h – Jogo 15 – Perdedor jogo 13 x Perdedor jogo 14 (Transmissão SporTV)
14h – Jogo 16 – Vencedor jogo 13 x Vencedor jogo 14 (Transmissão SporTV)