Sampaio Basquete derrota Santo André e volta às finais da LBF

Sampaio Basquete está de volta às Finais da LBF após três anos. O bicampeão se classificou ao derrotar o Santo André na noite desta sexta, 15, por 77 a 53, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), fechando em 2 a 0 a série semifinal.

E novamente o tricolor maranhense se apoiou na profundidade de seu elenco para vencer. Teve 15 pontos da porto-riquenha Jennifer O’Neill e mais 15 de Lê Lisboa, que também foi a vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, com 8 rebotes e 21 de eficiência. Tainá Paixão teve 13 pontos e 6 assistências.

Sassá, do Santo André, teve mais uma grande atuação individual e foi a cestinha do duelo, com 20 pontos e duplo-duplo de 11 rebotes. Glenda marcou 15 pontos, enquanto Lays parou nos 2 pontos e 3 assistências. Sem jogar há um mês por uma lesão no joelho direito, a ala Jaqueline estreou nos playoffs para tentar evitar a eliminação andreense – teve 5 pontos em 15 minutos.

O tricolor aguarda o vencedor da série entre SESI Araraquara e Vera Cruz Campinas, que fazem o jogo 2 neste sábado, 16, a partir das 11h30 (de Brasília), no ginásio do SESI Araraquara, no interior paulista, com entrada gratuita e transmissão da TV Cultura. O time campineiro tem 1 a 0 na melhor de três jogos.

As equipes foram à quadra com as mesmas formações do jogo 1. O Sampaio, de Rodrigo Galego, com Jennifer O’Neill, Tainá Paixão, Patty, Lê Lisboa e Érika. O Santo André, de Rafael Souza, com Lays, Ariadna, Evelyn Larissa, Sassá e Glenda.

E as paulistas foram melhores nos primeiros minutos, pontuando com Sassá e Glenda e retendo a liderança na maior parte do primeiro período, até o Sampaio virar no minuto final (18×14), com Gabi e O’Neill.

No segundo quarto, após quase quatro minutos de hesitação dos dois lados, o tubarão contou com a pontaria de Sofie Tryggedsson do perímetro para ampliar a liderança. Foram três bolas do perímetro da dinamarquesa, que impulsionaram a parcial 16×7, quando o ataque andreense também não funcionou (34×21 no intervalo).

No segundo tempo, o Sampaio passou a contar com a colaboração de Lisboa, futura MVP do jogo, no ataque, e ampliou a liderança no terceiro quarto. A parcial 20-11 já via o tubarão com 22 pontos de vantagem antes do quarto decisivo.

Com pouco tempo para conseguir uma virada épica, o Santo André foi para cima, liderado por Sassá, só que do outro lado o Sampaio seguia produzindo ofensivamente e ainda venceu a última parcial acirrada, por 23 a 21.