Rildo Amaral lamenta exclusão do futsal dos Jogos da Juventude por parte do COB

O deputado Rildo Amaral (Progressistas) lamentou, na sessão desta quinta-feira (9), a decisão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) de excluir dos Jogos da Juventude deste ano, o futebol de salão (futsal).  A competição acontecerá de 1° a 16 de setembro, na cidade de Ribeirão Preto (SP).

O deputado afirmou que a medida é drástica e impopular porque o futsal é uma modalidade esportiva muito importante, sendo uma das mais praticadas no país, chegando a superar o futebol e o vôlei.

“Quero que a Assembleia Legislativa se manifeste através da Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia  para que elabore, juntamente com o deputado federal Pedro Lucas, que já se manifestou em Brasília, um documento mostrando para o COB que o fato de o futsal não ser olímpico seja motivo para sua retirada dessa importante competição”, afirmou o parlamentar.

Rildo Amaral destacou, ainda, que os Jogos da Juventude são realizados com atletas de até 17 anos, incluindo triatlo, arco e flecha, esgrima e outros esportes que são pouco praticados, tanto em nível nacional como no Maranhão.

 “São os ‘gênios’ do Comitê Olímpico Brasileiro que acabam de atrapalhar ainda mais o esporte nacional. E eu quero que esta Casa abra uma discussão na Comissão sobre esse tema, porque é assunto relevante para os desportistas, assim como para a educação física, na qual eu sou educador”, finalizou Rildo.