Giro de Noticias

Raphinha já fez o suficiente para justificar um lugar na seleção brasileira para a Copa do Mundo?

À medida que começamos a contar os dias até a Copa do Mundo do Qatar, a expectativa está aumentando sobre a seleção da equipe Tite. As recentes vitórias amistosas deram alguma inclinação sobre quem faria o 11 inicial, com Neymar sendo utilizado em um papel mais central, atuando diretamente como atacante ao lado de Richarlison, cuja disponibilidade é incerta depois de pegar uma lesão para o Tottenham Hotspur. Durante as eliminatórias, o Brasil terminou invicto, mas Tite estava constantemente mudando suas táticas e dando oportunidades a novos jogadores.

Na verdade, o Brasil tem talvez a melhor profundidade de qualquer seleção que se classificou para a Copa do Mundo e não é de se admirar que seja o favorito entre casa de apostas online para ir até o fim e levantar o troféu no Qatar. Mesmo que Tite se mantenha com seu 4-4-2 mais direto, permitindo que ele quebre os lados sentado mais profundamente, comprometendo os jogadores a avançar, ele precisará de poder de fogo do banco. Isto também pode alternar para um 4-3-3, permitindo que a infinidade de alas à sua disposição jogue um pouco mais avançado.

Enquanto jogadores como Antony e Vinícius Júnior entram no torneio em boa forma, marcando gols pelo Manchester United e pelo Real Madrid, respectivamente, um jogador que não conseguiu acertar o fundo da rede é Raphinha. Titular na vitória de 3×0 contra Gana, o jogador de 25 anos deixou o Leeds United para se juntar ao Barcelona pela janela de transferências de inverno, e enquanto chegou à Catalunha com muita expectativa, ele pouco fez para justificar o preço de 60 milhões de libras que custou para trazê-lo para o Camp Nou.

Raphinha é claramente um talentoso ponta-de-lança. Sua capacidade de vencer os defensores com seu ritmo e criar espaço entre as linhas o torna um punhado de pessoas de fora. No entanto, seu produto final ainda precisa de algum trabalho. Jogar futebol da Liga dos Campeões, além de ser uma equipe que deve competir pelo título da Liga, vem com muita pressão e, no momento, o brasileiro não tem sido capaz de cortar o calor domesticamente. Ele marcou apenas um gol até agora para a equipe de Xavi e se Robert Lewandowski não estivesse em tão boa forma, suas atuações teriam sido mais questionadas.

É verdade que sua forma para o Barça não refletiu como ele jogou com uma camisa do Brasil. Depois de ter estreado no ano passado, suas participações no banco de reservas foram um longo caminho para se firmar como titular no plantel da Seleção, uma tarefa árdua, já que as previsões da Copa do Mundo acreditavam que ele iria até o fim. Se ele conseguir entrar no ritmo nas semanas restantes antes do torneio, há uma chance de ele ser titular, mas é mais provável que ele tenha que substituir Richarlison – caso ele esteja apto a tempo para a seleção – ou Roberto Firmino.

Xavi tentou aliviar o máximo possível a pressão do Raphinha, cantando seus elogios apesar de um tempo inconsistente para a equipe como um todo. “Sim, para mim ele é um jogador importante”, disse ele. “Ele é dinâmico, não só nos ajuda no ataque, defensivamente ele é muito intenso, ele entende como aplicar a imprensa”. Ele é um jogador de futebol fantástico e eu tenho muita confiança nele”.

Só o tempo dirá como o Brasil se alinha, mas dada a variedade de alas que Tite pode escolher, Raphinha vai ter que trabalhar incrivelmente para justificar sua seleção, já que o Brasil procura ganhar tudo.