Projeto Social da Vila Jaracaty volta com os atendimentos à comunidade

Por causa do belíssimo trabalho realizado em 2016, está de volta o projeto Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável da Vila Jaracaty. Com o patrocínio da Cemar – por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, retornam os atendimentos gratuitos no judô, tênis de mesa, recreação, brinquedoteca, além de informática, plantão psicológico e clínica médica.

Desde fevereiro a movimentação é grande no Centro Comunitário. Crianças, adolescentes e jovens têm procurado se inserir nas turmas e serviços oferecidos. A Estação Digital, com aulas de informática, e a brinquedoteca (para crianças de quatro a seis anos) estão com as turmas praticamente fechadas. Restam vagas apenas no horário matutino.

Mas ainda têm vagas nas turmas de judô, tênis de mesa e recreação. Para se inscrever basta levar a carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de matrícula escolar, no horário das 8 às 11 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

ATENDIMENTO MÉDICO – A parceria com os cursos de Enfermagem e Medicina do Ceuma vem possibilitando estender os atendimentos à comunidade adulta. Às terças-feiras das 8 às 10 e das 14 às 15 horas o grupo da enfermagem faz coleta preventiva ginecológica e as pacientes, de posse dos resultados, são encaminhadas para médicos da rede pública.

Às quartas-feiras está em em funcionamento a clínica geral, que visa inicialmente esclarecer os sintomas do paciente, tratando diversas doenças e encaminhando os casos de tratamentos especializados.  Também nesse mesmo dia acontece o atendimento no setor de dermatologia.

PLANTÃO PSICOLÓGICO – Na área psicológica os alunos do Ceuma, sob a orientação da professora Alexandra Tavares, avaliam e elaboram psicodiagnósticos, fornecendo encaminhamentos a clínicas especializadas quando há necessidade.

 O Centro Comunitário da Vila Jaracaty tem trabalhado para promover um espaço democrático, com inclusão social dos moradores menos assistidos do bairro, através de intervenções nas áreas: social, econômica, cultural, médica, psicológica, esportiva e ambiental. Fica localizado na Avenida Ferreira Gullart, 01, próximo à estação da Caema, em São Luís/MA.