Projeto “São Mateus do Amanhã” comemora um ano de atividades no interior do estado.

Unir a prática esportiva à responsabilidade social. Essa é a missão do Projeto de judô “São Mateus do Amanhã”, que completa nesta quinta-feira, dia 15, o primeiro ano de atividades.

Com iniciativa do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão), o projeto atende 70 crianças da cidade de São Mateus, distante 180 km de São Luís, com práticas esportivas de judô, visando contribuir para o processo formativo, o desenvolvimento físico e social, bem como para melhoria da qualidade de vida e bem-estar das crianças por meio do esporte. Além da prática esportiva, os pequenos atletas são monitorados por uma equipe multiprofissional, que acompanham o rendimento físico, nutricional e odontológico de todos eles.

O São Mateus do Amanhã foi lançado em 2017, inspirado pelo Projeto Judô Jaracaty, que também foi uma iniciativa do ICE-MA, mas hoje é coordenado pela própria comunidade. O modelo é exitoso e já rendeu títulos aos novos judocas de São Mateus: na primeira competição que participaram – copa Shiroi de Judô – ganharam seis das oito lutas que disputaram.

O Presidente da Diretoria Executivado ICE-MA e idealizador do Projeto São Mateus do Amanhã, Gustavo Almeida, destaca a importância de levar iniciativas como esta para comunidades do interior do estado: “nós do ICE-MA, com o patrocínio da CEMAR e do Governo do Maranhão, através da Lei de Incentivo ao Esporte, acreditamos que a ação social das empresas pode transformar para melhor a realidade de inúmeras famílias daquela localidade”, enfatizou.