Projeto Novos Talentos do Futebol dá oportunidade a jovens atletas

Dar oportunidade para jovens maranhenses que sonham em se tornar jogadores profissionais de futebol. Esse é o objetivo do projeto Novos Talentos do Futebol: Centro de Captação e Treinamento Esportivo, iniciativa patrocinada pelo governo do Estado, pela Noroeste e pela Friobom por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e que atende cerca de 45 atletas de 13 a 19 anos. Ao participar do projeto, os atletas recebem treinamento intensivo e especializado a nível dos principais clubes de formação do país e toda a estrutura para a realização dos treinos. Nesta semana, inclusive, os jovens receberam os novos uniformes que serão utilizados ao longo do ano de 2023, tanto em treinamentos quanto em competições.

Além da formação de atletas profissionais, o projeto Novos Talentos do Futebol também tem um caráter social. Os jovens participantes são originários de comunidades de baixa renda e que veem no esporte uma oportunidade de um futuro melhor para eles e suas famílias.

“O projeto apresenta aspectos ligados ao esporte de rendimento, mas com ênfase na inclusão social. Nessa conjuntura, por meio dessas ações, existe a possibilidade de descobrirmos novos talentos do futebol maranhense e elevar cada vez mais o nível do esporte, agregando valor e fortalecendo o nosso Estado. Nosso muito obrigado ao governo do Estado, à Noroeste, à Friobom que, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, depositaram total confiança em nosso projeto”, afirmou Fernando Campos, coordenador dos Novos Talentos do Futebol.

Os treinos do projeto estão sendo realizados semanalmente no Parque Valério Monteiro, no bairro da Cohama, em São Luís. A iniciativa conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar formada por um coordenador esportivo, um treinador de futebol, dois auxiliares de treinamento, um preparador físico e dois observadores técnicos para captação de atletas e oferta a clubes profissionais.