Projeto A longa Vida realiza caminhada na Litorânea

Idosas do A longa Vida, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel),começaram a semana se exercitando com a caminhada na Avenida Litorânea, na segunda-feira (28).

Além da caminhada, o grupo da terceira idade participou também da aula de zumba na área de lazer do parque do atleta dos Jogos Escolares, em São Luís. Para Maria José, 65 anos, o projeto da Sedel traz muitos benefícios à saúde.”É muito bom! Depois desse projeto as minhas dores nas pernas acabaram e perdi peso”, disse ela.

“Para todos nós que participamos tem sido bom. Temos aulas duas vezes por semana, terça e quinta-feira, tem o dia da caminhada e da dança. Além de adquirirmos mais saúde, disposição, fazemos novas amizades”, completou ela.

Zumba

Cansaço? Não é com essa turma! Após a caminhada, com o belo cenário da Litorânea ao fundo, ainda sobrou muita energia para a aula de zumba. E haja pique para acompanhá-las. Logo no primeiro passo do professor de zumba, Uberlan Fonseca, as idosas do A longa Vida mostraram todo o gingado, e sem desanimar.

“A zumba traz um melhor preparo físico, desperta a sua percepção de aprender de mais rápido, melhora o desenvolvimento mental e funcionalidade. A zumba foi criada para todos os públicos; é a dança mais democrática do mundo”, disse o professor Uberlan.

Projeto A longa Vida

O projeto A longa Vida beneficia cerca de 150 idosos por meio de atividades físicas regulares, a fim de melhorar o bem-estar dessas pessoas. Os idosos são acompanhados semanalmente por profissionais da área da saúde. A proposta do projeto é implantar núcleos de atendimento à prática de atividade física voltada para as pessoas idosas em diferentes municípios do Maranhão.

O primeiro núcleo do A longa Vida foi implantado em São Luís, nas instalações do Complexo Esportivo Canhoteiro e conta com idosos dos bairros Alemanha, Barreto, Centro, Coroado, Jordoa, Monte Castelo e Vila Palmeira, que buscam melhor qualidade de vida, por meio de caminhada orientada, exercícios corporais de ginástica e movimentos expressivos, musculação, dança, passeios, palestras, atividades de esporte, recreação e lazer.

As aulas/atividades acontecem as terças e quintas-feiras, das 16h às 18h, sob supervisão e acompanhamento de profissionais e estagiários da área de Educação Física.