Projeto Futebol na Rua busca apoiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A Equinox Gold inicia, em 2023, mais um ano letivo do projeto Futebol de Rua, em Godofredo Viana, sede da Mineração Aurizona. A proposta do projeto, que começa o seu segundo ano consecutivo, é oferecer ações educativas baseadas no conceito do esporte para o desenvolvimento humano, contemplando estudantes de escolas públicas, com idade entre 7 e 14 anos, com foco especial no atendimento de situações de vulnerabilidade social.

Os encontros acontecem uma vez na semana, por profissionais de pedagogia e educação física, em parceria com as escolas públicas, no contraturno escolar, com aplicação de oficinas de formação humana e esportiva.

De acordo com Jalison Santos, educador físico do projeto, o Futebol na Rua tem como objetivo promover a inclusão esportiva de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, tornando o dia delas mais prazeroso ao mesmo tempo em que busca expor suas ideias, descobrindo o prazer de aprender. “Além disso, o projeto contribui muito para o desenvolvimento das capacidades físicas e mentais dos alunos, incentivando o aluno a se movimentar mais, mostrar suas habilidades, perder a timidez e sentindo que o projeto é um lugar seguro e acolhedor onde ele tem a oportunidade de aprender várias experiências, tanto nas aulas de formação humana e pedagógica quanto parte esportiva”, explica.

Durante as aulas, todos participam dos diálogos sobre vários temas importantes e que ajudam na construção da cidadania, como meio ambiente, igualdade de gênero, enfrentamento ao racismo, educação socioemocional, hábitos de vida saudável, atividades lúdicas, brincadeiras educativas e diversificadas.

Sobre a Equinox Gold

Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2022, a companhia totalizou uma produção de 532,3 mil onças de ouro (ou cerca de 14 toneladas).