Esporte Amador MaranhenseNoticia em DestaquePlantão de Noticias

Projeto “Embaixadores do Esporte na Escola” leva atletas consagrados do esporte maranhense às escolas públicas e privadas do estado

 

Com o objetivo de levar medalhistas e atletas consagrados do esporte maranhense e brasileiro às escolas públicas e privadas do estado, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) desenvolveu o projeto “Embaixadores do Esporte na Escola”, que também oportuniza bate papo sobre temas de grande relevância social, como prevenção às drogas, violência contra mulheres, bullying e valorização da cultura esportiva no Maranhão.

A primeira escola a receber o projeto foi a Unidade Integrada Barbosa de Godóis, localizada no bairro Monte Castelo, considerada berço de atletas da modalidade do handebol. O evento, que contou com mais de 50 alunos, teve como convidadas Jenny Chaves, Campeã mundial do jiu-jitsu, Raiana Souza, atleta de destaque do Maranhão Basquete, e Gilvana Mendes, da Seleção Brasileira de Handebol.

Durante o encontro, as atletas compartilharam suas experiências e motivaram os alunos à prática do esporte que, segundo a lutadora Jenny Chaves, transforma a vida de muitas crianças e adolescentes. “Superei barreiras e limitações pelo esporte. Iniciei minhas primeiras atividades no jiu-jitsu aos quatro anos de idade, e essa prática me fez desenvolver habilidades que eu mesma desconhecia”, disse Jenny.

A jogadora Raiana Souza falou dos principais desafios encontrados durante sua carreira. “Ainda existe muito preconceito sobre a participação da mulher no esporte. Mas nós vivemos um momento diferente, no qual conquistamos, a cada dia, um lugar nos campos de futebol, nas quadras, nas piscinas e em diversas modalidades que antes somente os homens praticavam”, enfatizou a atleta do Maranhão Basquete.

Filha da Seleção de Handebol do Barbosa de Godóis, Gilvana Mendes, também conversou com os alunos sobre sua história de sucesso. A jovem foi recentemente convocada para jogar na Seleção Brasileira Juvenil Feminina de Handebol. Segundo Gilvana, “o esporte maranhense está mais valorizado. Com isso, mais atletas levam para o mundo a bandeira do estado, o que traz muito orgulho”.

A história das atletas trouxe muita curiosidade aos estudantes presentes. Apaixonadas por esporte, elas reforçaram que é preciso ter motivação para aqueles que têm o sonho em ser atleta. “É preciso acreditar! Quando disseram que era impossível, eu fui lá, persisti e consegui”, contou Jenny. Raiana reforçou dizendo: “Para ser atleta, temos que aproveitar todos os momentos, mesmo os de dificuldade. Pois todo momento é necessário para se transformar. Aliás, não podemos esquecer que o esporte educa”,

Os alunos que participaram do projeto tiveram a oportunidade de interagir com os atletas fazendo perguntas em relação as principais curiosidades do mundo do esporte. Participaram também do encontro o assessor especial da Sedel, Miguel Pinheiro, o superintendente de esporte de alto rendimento da Sedel, Eduardo Telles, o presidente da Federação Maranhense de Lutas Associadas – FMLA, Sandro Soares, e a gestora do Barbosa de Godóis, Venina Frasão.