Preparador físico da Seleção Brasileira integrará comissão do Sampaio Corrêa Basquete

Não apenas de boas jogadoras um time de basquete precisa ter. É necessário ter excelentes profissionais fora de quadra para fortalecer uma equipe que pretende ser vencedora. E, é com esta intenção, que o Sampaio Corrêa Basquete se reforçou com um profissional com uma vasta experiência na Seleção Brasileira e com inúmeros títulos acumulados na carreira: o preparador físico Clovis Roberto Rossi Haddad, o “Vita”.

Preparador físico da Seleção Brasileira adulta e coordenador de preparação física das seleções femininas da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Vita Haddad chega ao clube maranhense com o objetivo de somar conhecimento à nova equipe do Sampaio Corrêa Basquete, que irá disputar a LBF pela primeira vez. E o experiente preparador físico, que tem ainda no currículo três títulos na principal competição do basquete feminino conquistados com a equipe de Americana (2011/12, 2013/14 e 2014/15), garante que aceitou o convite de integrar o time tricolor por acreditar neste projeto, que tem tudo para ser vitorioso dentro e fora de quadra.

“Estou me sentindo muito feliz com essa possibilidade de estar vindo trabalhar no Sampaio Corrêa. Neste momento, me sinto muito orgulhoso de receber este convite. Acredito muito no projeto, acredito muito na proposta que o projeto está trazendo. É um privilegio e uma motivação muito grande para realizarmos um grande trabalho”, destacou Vita.

Com experiência de 27 anos com o basquete, sendo 18 com a Seleção Brasileira, Vita Haddad chega ao Sampaio Corrêa com o pensamento único de dar o seu melhor em prol da equipe. “Vamos poder montar um plano de treinamento bem adequado, bem estudado. Conheço também a técnica Lisdeivi Pompa. Acho que posso colaborar com ela nessa parte. O desafio de estar vindo para um novo clube que é o Sampaio, com esta proposta arrojada, é motivador. Isso me motiva demais. Não vou medir esforços para estar colaborando com o sucesso do trabalho”, disse o novo preparador físico do Sampaio Corrêa Basquete.

Em seu novo clube, Vita Haddad formará uma equipe de preparação física muito forte e respeitada. Ele terá a companhia de Fabiano Furtado e Samir Sotão, principais nomes da preparação física no Maranhão. E a palavra de ordem para o “trio de ferro” do Sampaio Corrêa é trabalho.

“O Fabiano é alguém muito próximo, com pensamento muito parecido com o que a gente tem com relação à preparação física. Vamos complementar competências de forma a agregar em prol do grupo, em prol do trabalho. E, com certeza, vamos conversar muito, trocando as experiências e escolhendo sempre o que for melhor para a equipe”, ressaltou Vita.

Para o preparador físico do Sampaio Corrêa, Fabiano Furtado, que também com muita experiência no basquete feminino, onde já atuou na Seleção Brasileira Sub-18, é muito importante a vinda de Vita Haddad para somar com a equipe. Furtado explicou que quanto mais pessoas capacitadas e caminhando com um foco específico em fazer o melhor, o trabalho vai fluir com muita tranquilidade.

“É uma enorme satisfação poder trabalhar ao lado do Vita. Tenho certeza que nossas experiências serão muito bem aproveitadas durante o trabalho do dia a dia. Acredito que ele vem somar com o trabalho que eu e o Samir já vínhamos fazendo e, quem vai ganhar com isso é a nossa equipe, que fica cada vez mais forte”, analisou Fabiano Furtado.

E por falar em trabalho, a equipe de preparação física já começou a trabalhar. “Nossa intenção neste momento é estudar as condições da competição, aguardar mais um pouco para a gente ter um desenho de como vai ser a competição, como vão ser os adversários, quem vão ser os adversários pra daí a gente fazer todo o planejamento. Desde já vamos fazer contato com as atletas, já orientá-las para já irem se cuidando para que, quando elas se apresentarem, elas já estejam em condições de iniciar o trabalho conforme a gente acredita que tem que ser, que é com grande intensidade, com cobrança bastante forte. Tenho certeza de que vai dar certo”, concluiu Vita Haddad.

Elenco forte

Para a sua temporada de estreia na Liga de Basquete Feminino, o Sampaio Corrêa já confirmou a contratação de dez atletas: a lateral Iziane Castro (ex-Maranhão Basquete), as pivôs Nádia Colhado (ex-América) e Karina Jacob (ex-São José), a ala Ramona (ex-São José), a ala/pivô Carina Felippus (ex-Santo André), a pivô Fernanda Bibiano (ex-Ourinhos), a ala Palmira Marçal (ex-Americana), a armadora Erica Wheeler (ex-Sport Recife), Crystal Bradford (WNBA) e a ala/armadora Cacá. A equipe tricolor será comanda pela técnica cubana Lisdeivi Pompa.

O Sampaio Corrêa Basquete terá o apoio do governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), e patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e SuperBolla.

PERFIL DE VITA HADDAD

Clovis Roberto Rossi Haddad (Vita)

Nascimento: 31/01/1966

Santa Bárbara d’Oeste – São Paulo

Clubes que trabalhou:

1988                     E.C. Sirio – São Paulo, S.P.

1997                     Data Control Net – Santa Bárbara d’Oeste – S.P.

1998                     GERB Canatiba – Santa Bárbara d’Oeste – S.P.

1999                     Knor – Campinas – S. P.

2000                     Quaker – Jundiaí – S.P.

2001 a 2015       ADCF Unimed – Americana

 

Seleções Brasileiras:

1988                     Sub 17 feminina  – Campeonato Sul Americano                   São Paulo

2001                     Sub 19 feminina –  Campeonato Mundial                Republica Tcheca

2003                     Sub 21 feminina- Campeonato Mundial                                Croácia

2004                     Sub 19 feminina – Copa América                                             Porto Rico

2007                     Sub 19 Feminina – Campeonato Mundial               Eslováquia

2008                     Sub 18 feminina – Copa América                                             Argentina

2009                     Sub 19 feminina – Campeonato Mundial                Bancok

2010                     Adulta feminina – Sul Americano e Mundial                         Chile e Rep.Tcheca         

2001                     Adulta Feminina – Copa América e Pan Americano             Colombia e México

2012                     Adulta Feminina – Jogos Olimpicos                                        Londres

2013                     Adulta feminina – Sul Americano e Copa América               Argentina e México

2014                     Adulta feminina – Sul Americano e Mundial                         Equador e Turquia

2015                     Adulta feminina – Pan Americano e Copa América             Canadá

 

Principais Conquistas pelo Clube:

5 Jogos Abertos do Interior do Estado de São Paulo

3 Jogos Abertos Brasileiros

6  Campeonatos Paulista

1 Campeonato Brasileiro

3 Ligas Nacionais

1 Campeonato Sul-Americano

Principais conquistas com as seleções:

1 Sul-Americano Sub-17 (1998)

1  vice-campeonato Mundial Sub-21 (2003)

3 Sul-Americanos Adulto (2010, 2013, 2014)

1 Copa América Adulto (2011)