Praia, sol e muito esporte em mais um fim de semana dos Jogos Maranhenses de Verão

O fim de semana foi de sol e praia lotada em mais uma rodada de competições esportivas dos Jogos Maranhenses de Verão, X-Point, apresentados pela Oi e viabilizados pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O maior evento de esportes ao ar livre do Brasil reuniu mais uma vez atletas profissionais, amadores e uma galera interessada em aprender algumas modalidades esportivas. No sábado (12) e domingo (13) a Barraca Raízes da Ilha na Praia do Caolho recebeu o campeonato de bodyboard e de surf. A Praça do Pescador na Litorânea contou com a TrailRunning.  Já a Barraca Landruá na Praia do Calhau foi palco de mais uma competição de futevôlei, travinha e basquete. Além disso, muita gente pode curtir as oficinas debodyboard, SUP, caiaque, frescobol e slackline.

As diversas modalidades esportivas deram à Praia do Calhau um movimento como nunca visto antes, levando centenas de atletas a mostrarem a paixão que eles têm  pela vida saudável, pela natureza exuberante da orla de São Luís, além, claro, pela diversão.

E falando em natureza, saúde e diversão, o slackline deixou muita gente na corda bamba, literalmente. O esporte, que trabalha a consciência corporal, partindo do princípio de que se deve controlar a mente e o corpo, buscando o equilíbrio, foi um grande atrativo.

“Esse esporte é tão interessante que tem muitos ginastas que utilizam o slackline  como um exercício base da sua área esportiva, como um meio até de relaxar. E é bom apresentar esse esporte pra uma galera nova que quer saber como funciona. E o evento da Oi tem sido uma oportunidade incrível de praticar tantos o slackline  como outras modalidades, ajudando a popularizar o esporte como um todo”, ressaltou Pablo Linhares, profissional de educação física e integrante da assessoria esportiva do evento. 

O fim de semana, também, foi abrilhantado pelo futevôlei. O esporte já é um símbolo dos Jogos Maranhenses de Verão. O atleta Gutemberg Vidal, jogador profissional há cinco anos foi uma das presenças marcantes da competição. “Eu jogava futebol e conheci o futevôlei por meio de amigos, acabei recebendo o convite para jogar e gostei. Hoje sou profissional, já disputei diversos campeonatos regionais e até um sul-americano. Estou entre os 10 no ranking de  melhores atletas mundiais nessa modalidade. Atualmente, eu sou atleta da Federação Maranhense. Pra mim o esporte é minha vida, e é bom ver que essa modalidade está crescendo cada vez mais, com muita gente nova aprendendo.  E esse evento é uma maravilha da Oi, em estar trazendo tanto incentivo ao nosso esporte. Tomara que tenha muitas outras vezes”, afirma Vidal. 

TrailRunning

O sábado, 12, foi a vez daTrailRunning, o esporte que consiste em correr em meio à natureza, em locais como praias, sertão e deserto, atraiu muitos competidores à Praça do Pescador. Orfileno Nóbrega Bezerra pratica o esporte há quatro anos, quando decidiu sair da corrida no asfalto, em busca de mais desafios.

“Sempre busco me desafiar, isso me faz bem. E aTrailRunning é um esporte que oferece isso. No mais, qualquer pessoa pode fazer, se quiser pode correr carregando uma mochila, os filho, até a sogra”, brinca Orfileno, que completa: “O esporte é vida e ele não deve ser visto como uma obrigação e sim uma paixão”, afirma. José Roberto dos Santos também foi competir e levou o filho Lucas Alexandre, de 6 anos, para correr junto. 

“Corro há um ano, desde então sempre participo de competições, virou uma paixão. E meu filho acabou gostando também, por isso sempre levo ele comigo, dando um incentivo pra que ele sempre pratique esporte. Ajuda a largar o sedentarismo e ter mais qualidade de vida, com saúde, autoestima. E os Jogos da Oi estão de parabéns por abrir as portas para novos esportistas”, enfatizou José Roberto. 

Além das práticas esportivas, os Jogos Maranhenses de Verão da Oi trouxeram cultura, também, com o Orla Praia Para Todos, viabilizado pela Secretaria de Cultura do Maranhão através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.No domingo (13), o Palco Espigão recebeu o espetáculo “Aladim” e toda a alegria do “Pão com Ovo”.

A OI E O ESPORTE

A Oi tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas de diferentes modalidades, como basquete, judô, futebol, surfe e skate. A companhia tem grande expertise no apoio ao esporte, seja com patrocínio ou com prestação de serviços de telecomunicações em grandes competições realizadas no país. Entre os exemplos recentes, a Oi foi uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo no Brasil em 2014 e da Copa das Confederações em 2013. A companhia também apostou no basquete patrocinando o NBA Global Games Rio 2015 e o torneio NBA 3X, além de apoiar os Jogos Cariocas de Verão, que terminam no próximo fim de semana no Rio de Janeiro. A Oi também patrocinou ano passado o Oi Rio Pro, a etapa brasileira do Samsung Galaxy World Surf LeagueChampionship Tour (CT), e patrocina os surfistas brasileiros de destaque na WSL: Gabriel Medina, Filipe Toledo, Silvana Lima e Adriano de Souza, o Mineirinho, atual campeão do mundo. Recentemente, a Oi anunciou o patrocínio ao surfista Davi Teixeira, o Davizinho, vice-campeão mundial de surfe adaptado em 2015.