Porto do Itaqui se transforma em circuito inédito na 1ª Corrida Porto do Itaqui

A 1ª Corrida Porto do Itaqui, no dia 11 de novembro, vai proporcionar aos trabalhadores portuários e atletas uma experiência inédita dentro do maior porto público do Norte e Nordeste. As inscrições para o percurso de 4,3 km, que permitirá que corredores possam conhecer e curtir o porto maranhense, se esgotaram em minutos nesta segunda-feira (23). As vagas eram limitadas a 300 participantes para garantir a segurança dos atletas e das operações.

O evento é promovido pela autoridade portuária, por meio da organizadora Eu Corro Eventos Esportivos, e marcará o fim da Semana Interna de Prevenção de Assédio e Acidentes de Trabalho (Sipat). Os alimentos não perecíveis arrecadados com as inscrições serão destinados às comunidades da Vila Nova e Cajual.

“Queremos levar o Porto do Itaqui para fora do porto, ao mesmo tempo em que trazemos a população para mais perto de nós. A Corrida Porto do Itaqui, além de reforçar a importância do cuidado com a saúde entre os trabalhadores portuários, vai abrir, pela primeira vez, as portas do porto para os amantes dos esportes”, disse o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins.

Percurso

A largada da prova será às 6h30 no Pátio de Regulação de Carretas, ao lado do pórtico principal do Porto do Itaqui, na Av. dos Portugueses. Na sequência, os atletas descerão pela Avenida Itapecuru, passando pela rotatória na frente da portaria de acesso norte (PAN), passarão pelo Centro de Negócios, descendo à direita em direção à sede da Emap, passando pela Portaria de Acesso Sul (PAS), e subindo pela Avenida Mearim, retornando pela frente do Restaurante Pier 77 até a Avenida Itapecuru, de onde retornam para o PRC.

“Quando começamos a idealizar e planejar a corrida, percebemos que por questões logísticas e de segurança, o ideal seria estabelecer um percurso na área secundária (não-operacional) do porto. Então, desenhamos um roteiro que já vai dar um gostinho especial aos atletas que procuram novos lugares da cidade para correr”, destacou Benylda Pinheiro, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assédio, que está à frente da organização. 

A concentração acontece a partir das 6h também no PRC. O tempo aproximado do percurso é de 30 min. 

“Nesta primeira edição, abrimos 300 vagas para portuários e público geral, mas esperamos que esta seja uma corrida piloto e que as próximas edições entrem para o calendário de corridas da cidade”, acrescentou Benylda Pinheiro.

Entrega de Kits

Cada participante receberá um kit personalizado, com camiseta exclusiva do evento e sacochila. Todos os atletas que concluírem o percurso vão receber uma medalha de participação. A entrega dos kits será realizada nos dias 09 e 10/11, das 9h às 16h, no Pátio de Regulação de Carretas (PRC), mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.