“O  Maranhão chegou à elite da sinuca brasileira”, afirma Lourival Bogéa

A Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS) encerra o ano de 2018 contabilizando os melhores resultados dos atletas profissionais maranhenses em competições nacionais. Em agosto, Adilson, Thiago, Rafael, Davi e Rogério classificaram-se no ‘qualifyng‘, etapa classificatória, entre os 32 jogadores que garantiram a participação no 5º Campeonato Norte/Nordeste de Sinuca.

No campeonato principal, vencido pelo campeão internacional Ítaro Santos (FCBS), o Maranhão também foi muito bem representando pelos atletas Jota (3º lugar), Beto (9º), Adilson (10º) e Thiago (13º). A certeza da boa evolução técnica dos maranhenses foi consagrada neste mês, durante o I Open Nordeste de Snooker Six Red/Etapa 3ª Copa, decidido entre o potiguar Glebson Sarmento (Gordinho), bicampeão do evento, e o maranhense Marcos Vinícius Araújo (Anaconda), melhor atleta local na atualidade.

Realizado no Golden Shopping Calhau, em São Luís/MA, o evento teve patrocínio do Mateus e Governo do Maranhão (Lei Estadual de Incentivo aos Esportes). Com realização do Golden Shopping e da FMBS, contou com o apoio do Jornal Pequeno, Net, Expresso Guanabara, Óticas Diniz, PontesTur, AABB-São Luís, Itaipava, Mar Doce, Polícia Militar, ServBus, Praia Mar Hotel, Bus Transportes e Sistema Fiema.

Quatro maranhenses: Beto, Davi, Jânio e Anaconda ficaram entre os oito melhores da competição. A participação inédita de Anaconda na final de uma competição que reuniu vários campeões brasileiros confirma a evolução técnica dos maranhenses. Para Anaconda, que lidera o ranking estadual com 750 pontos, a Federação está tendo um papel muito importante para os atletas locais. “Além de nos incentivar a participar desse intercâmbio no país inteiro, a FMBS vem trazendo grandes atletas pra o Estado. Evoluímos muito com esse intercâmbio”, disse Anaconda.

Para o presidente da FMBS, Lourival Bogéa, a sinuca do Maranhão está de parabéns. “2018 está sendo o melhor ano para a sinuca profissional do Maranhão”, disse Lourival Bogéa. “Esse resultado foi possível com o patrocínio do Governo do Maranhão e Mateus, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, os treinos e intercâmbio dos nossos atletas, a parceria com o Golden Shopping Calhau e a AABB-São Luís e o apoio de nossos parceiros. Nos próximos eventos nacionais deveremos alcançar ótimos resultados, especialmente nos campeonatos brasileiros. Nossos atletas têm um potencial muito grande. Chegamos à elite da sinuca brasileira”, completou Lourival Bogéa.

Anaconda destaca incentivo da FMBS e Governo Estadual  

Na opinião de Anaconda, o Maranhão já tem grandes atletas que representam muito bem o Estado a nível nacional. “Os atletas maranhenses tiveram um rendimento muito bom no Open Nordeste 2018. O nível técnico dos jogadores locais cresceu nos últimos anos. Agradecemos a FMBS, ao Governo do Maranhão, que é um grande incentivador dos atletas locais, e ao nosso presidente Lourival Bogéa. Queremos que mais eventos nacionais continuem acontecendo aqui. E que em 2019 continuemos a conquistar mais títulos e destaque no cenário nacional” ressaltou Anaconda.

Bicampeão do Troféu Mirante Esportes, Beto avalia evolução  

Vencedor das duas últimas edições do Troféu Mirante Esportes na modalidade sinuca, o atleta Bartolomeu Barbosa (Beto) afirmou que é nítida a evolução dos maranhenses após os grandes eventos realizados no Estado. “Nós não tínhamos uma técnica apurada. Apenas jogávamos por jogar. O intercâmbio com grandes jogadores, a exemplo de Rolinha, Ítaro, Igor, Jota, Noel, entre outros, aprimorou a nossa postura, o domínio das regras e o aprimoramento da tática e da técnica”, disse Beto Feitosa.

“Quando eles começaram a vir para os nossos eventos, exigíamos que nos dessem pontos de vantagem. Hoje tudo mudou. O jogo é de igual pra igual. O Maranhão deu oportunidades para o surgimento de novos talentos como os atletas Rafael, Anaconda, Thiago, Davi, Toquinho, dentre outros jovens talentos. Não chegávamos nem às semifinais. Hoje, já brigamos pelo título. Estamos prontos para competir em grande estilo”, acrescentou Beto.

O atleta destacou ainda que já houve uma mudança no conceito de quem pratica os esportes de bilhar no Estado. “Muitas pessoas agora olham a prática de sinuca com um novo conceito. Comentam bem nas redes sociais e em nosso dia a dia, nos pergunta sobre os eventos e sobre os nossos resultados. É muito gratificante. Devemos tudo isso à ação da equipe de comunicação e marketing da Federação, ao Jornal Pequeno e a toda mídia esportiva”, concluiu Beto Feitosa.