Giro de Noticias

Novatos no radar pelo título de Novato do Ano

“A magia de Orlando se concretiza: Paolo Banchero se torna o Novato do Ano da NBA” Assim anunciou a National Basketball Association, a mais importante liga de basquete do mundo, que a temporada 2022-2023 teve um novo campeão em uma das mais famosas categorias de premiação.

O “Rookie of the Year” é um prêmio concedido pela NBA ao jovem jogador mais notável da liga. Mas não qualquer jovem, e sim aquele que fez sua estreia na NBA.

Ou seja, seleciona o jogador mais relevante entre aqueles que disputaram a competição pela primeira vez em sua carreira. E os palpites da NBA chegaram ao fim quando um certo Paolo Banchero foi escolhido para ganhar o prêmio. A questão agora é: após o impressionante Draft de 2023, quem será o próximo?

Nascido no final de 2002, com apenas 20 anos de idade, o novato jogador de basquete Paolo Banchero é o assunto do momento nos esportes americanos. Natural do país norte-americano, mas com raízes italianas por parte de pai. Graças à sua ótima temporada as autoridades da mais importante liga de basquete o escolheram como o novato mais influente. De fato, essa é a palavra certa: influente.

A ideia do Rookie of the Year gira em torno do conceito do jogador novato da NBA mais influente para sua equipe. Para a entidade-mãe do basquete americano, o jovem ítalo-americano fez um ótimo trabalho como pivô do Orlando Magic, completando uma folha de estatísticas que incluía 20 pontos, 6,9 rebotes e 3,7 assistências. Além disso, ele teve 15 jogos de pelo menos 25 pontos e 40 jogos de 20 pontos.

Paolo Banchero faz história como Estreante do Ano

Com quatro prêmios de “Novato do Mês” em seu nome, a NBA explica que Banchero é um evento em si. Por quê? Porque “ele é a primeira escolha geral nº 1 do draft a ganhar o prêmio na temporada seguinte à sua seleção desde Karl-Anthony Towns em 2016″.

Banchero passou seus anos de faculdade jogando pelos Blue Devils da Universidade de Duke e, depois de concorrer ao Draft de 2022, foi selecionado com o número 1 geral pelo Orlando Magic para se juntar às suas fileiras.

Mas isso não é tudo. Com esse reconhecimento, o pivô se juntou a uma pequena mesa que já tem dois grandes jogadores. “Banchero se torna o terceiro jogador a ganhar o prêmio de ‘Novato do Ano’ como membro do Magic, juntando-se a Shaquille O’Neal em 1993 e Mike Miller em 2001”, diz a NBA. Chocante.

Embora o prêmio de Novato do Ano seja concedido a um único jogador, o prêmio seleciona um all-star do primeiro time e um all-star do segundo time. O vencedor ítalo-americano é acompanhado por Walker Kessler, do Utah Jazz, Bennedict Mathurin, do Indiana Pacers, Keegan Murray, do Sacramento Kings, e Jalen Williams, do Oklahoma City Thunder.

A segunda melhor equipe inclui Jaden Ivey, do Detroit Pistons, Jalen Duren, do Detroit Pistons, Jabari Smith Jr., do Houston Rockets, Jeremy Sochan, do San Antonio Spurs, e Tari Eason, também do Houston Rockets.

Rookie of the Year 2023, um mistério muito atrativo

Para muitos, o Draft de 2023, realizado no final de junho, foi um dos melhores drafts da história da NBA, por quê? Por que os jovens talentos que o compuseram e que foram apresentados como opções para integrar as franquias da liga norte-americana são grandes promessas.

De todos eles, o que mais se destacou foi um que, em termos de altura, tem 2 metros e 23 centímetros. Ah, pequeno detalhe, ele tem apenas 19 anos de idade. Estamos falando do imponente Victor Wembanyama, um talento francês que deslumbrou as franquias americanas e acabou se juntando ao San Antonio Spurs.

“Não consigo descrevê-lo de fato. É uma das melhores sensações de minha vida. Provavelmente a melhor noite de minha vida. Eu sonhava com isso há muito tempo, é um sonho que se tornou realidade, é inacreditável”, disse o jogador nascido na França depois de ser selecionado para a equipe treinada pelo eterno Gregg Popovich, com quem ele admitiu já ter conversado anteriormente.

“Recebi ligações telefônicas. Eles me disseram que estavam ansiosos para trabalhar comigo. Eles só queriam me tranquilizar e me manter concentrado, porque eu estava jogando nos playoffs. Foi tudo muito informal”, disse a Escolha 1 do Draft de 2023.

Em suma, podemos dizer que Wembanyama é um excelente candidato ao prêmio de Novato do Ano na temporada 2023-2024. Será uma questão de tempo para ver qual papel ele desempenhará para os Spurs.

Jovens como Brandon Miller ou Scoot Henderson, que foram selecionados em segundo e terceiro lugar no draft, são outros jogadores de basquete promissores e o nível de exigência é alto em termos de desempenho nas franquias das quais já fazem parte. O futuro de Miller está nas mãos do Charlotte Hornets, e o de Henderson está nas mãos do Portland Trail Blazers.

Não podemos esquecer de mencionar os gêmeos Amen e Ausar Thompson, o primeiro caso de irmãos juntos no top 10 novatos da historia da NBA. Os dois foram classificados em quarto e quinto lugares, respectivamente, e o destino do basquete os separou. O primeiro jogará pelo Houston Rockets e o segundo pelo Detroit Pistons.

São vários os novatos no radar para o título de Novato do Ano de 2023. Será questão de tempo ver como cada uma de suas equipes se sairá nesta temporada. Não é necessário que suas franquias sejam bem-sucedidas no torneio, mas sim a influência que esses jogadores têm dentro delas.