NBA terá disputa intensa pelo título


O basquete promete bastante emoção ao longo de 2024. A NBA hoje, por exemplo, está repleta de jogos de alto nível, envolvendo os principais jogadores do mundo. Já na metade da temporada 2023/2024, é possível ver quais equipes estão fortes na disputa pelo título da liga americana.

Na Conferência Oeste, o Denver Nuggets, atual campeão, continua bastante intimidante. Liderada pelo sérvio Nikola Jokic, a equipe mostra qualidades para ir em busca de mais um título, mas no momento vê outras duas franquias à sua frente.

A primeira colocada, e que vem ganhando embalo na temporada, é a equipe do Minnesota Timberwolves. A força coletiva tem sido sua principal arma até aqui, mas isso não significa que falte qualidade individual em jogadores como Anthony Edwards ou Rudy Gobert. A liderança, portanto, não é à toa, e se o time continuar crescendo, é difícil prever aonde pode chegar.

Logo atrás, em segundo lugar, a jovem equipe do Oklahoma City Thunder vem fazendo uma campanha que para muitos é surpreendente. A desenvoltura em quadra, com atuações de alto nível de Shai Gilgeous-Alexander, Chet Holmgren e companhia, impressiona e, por isso, a franquia se posiciona como uma das grandes forças desta temporada.

Por fim, o LA Clippers é outra equipe da Conferência Oeste que vem se destacando e promete dar trabalho. Com nomes como Russell Westbrook e James Harden, a franquia é uma concorrente de peso e que pode jogar de igual para igual contra qualquer adversário.

Do outro lado, na Conferência Leste, a liderança pertence ao Boston Celtics, que tem uma equipe muito balanceada e com grandes destaques individuais, como Jayson Tatum.

Mas o Milwaukee Bucks, do ala-pivô Giannis Antetokounmpo, está na cola e tem time para acreditar em uma campanha de sucesso. Campeã em 2021, a equipe vai em busca de seu tri campeonato (o outro aconteceu em 1971), mas não terá vida fácil.

Afinal, na própria conferência, ainda tem a presença ameaçadora do Philadelphia 76ers, do camaronês Joel Embiid. Portanto, a reta final da temporada da NBA tem tudo para ser eletrizante, e os fãs da bola laranja não podem desgrudar os olhos da TV se não quiserem perder lances memoráveis.

Estrangeiros dominam NBA


Um fato curioso que vem acontecendo na liga americana é o domínio estrangeiro. Os Estados Unidos sempre foram conhecidos por terem os melhores jogadores de basquete do mundo, mas nos últimos anos, são os atletas nascidos em outros países que estão dando as cartas na NBA.

Basta uma olhada nos últimos cinco MVPs da liga para confirmar essa nova realidade: o grego Giannis Antetokounmpo venceu em 2019 e 2020, sendo seguido pelo sérvio Nikola Jokic (2021 e 2022) e pelo camaronês Joel Embiid, em 2023.

Além disso, há diversos outros estrangeiros com destaque na liga, como o esloveno Luka Doncic e o jovem canadense Shai Gilgeous-Alexander, que vem ganhando cada vez mais protagonismo.

O que não falta, portanto, é um motivo para assistir à NBA. E a temporada já está entrando na reta final, quando só as equipes fortes seguirão vivas para continuar o espetáculo.