Moto Club fecha parceria com departamento de educação fíca da UFMA

O Moto Club de São Luís fechou mais uma parceria importantíssima para o restante da temporada 2016. A partir de agora, o Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, participará ativamente da preparação fisiológica da equipe rubro negra.

A UFMA conta, atualmente, com equipamentos de alta tecnologia, disponíveis nos principais times do mundo, bem como professores com experiência e currículo na área do futebol de alto rendimento.

Além dos equipamentos de musculação, pista de atletismo, piscina de recuperação, a Universidade disponibilizará o K5 Analisador portátil, que mede o VO2 (espirometria) dos atletas em campo, não somente em esteiras; o termógrafo, que é uma espécie de câmara de calor, que tem a capacidade de medir risco de lesão nos jogadores; GPS, um tipo de “top” que o atleta veste e usa durante a partida, usado para vários tipos de monitoramento; e exames genéticos por saliva, que podem demonstrar a possibilidade de lesões com base em fatores genéticos.

Para a UFMA, o trabalho é de importância científica, pois servirá de base para produção de pesquisa e artigos na área. O clube ganhará no momento da contratação de atletas, bem como na recuperação e prevenção de lesões.

O presidente do Moto, Hans Nina, falou sobre a parceria:

-“A UFMA é uma fonte de produção de conhecimento. Hoje ela possui não só equipamentos de alta perfomance, mas professores altamente gabaritados. O professor Emerson Silami, por exemplo, trabalhou por 22 anos no Cruzeiro e até 2014 era o fisiologista da Seleção Brasileira. Ter essa tecnologia e esse conhecimento à disposição do clube é algo de importância incalculável e elevará o Moto ao nível dos grandes clubes do mundo, nesse quesito. Estamos falando de equipamentos aqui que, somados, ultrapassam R$500mil reais. O Moto, juntamente com o apoio da UFMA e da SEDEL, em breve, alcançará grandes resultados, dentro e fora de campo.”

Estiveram presentes na celebração da parceria os professores Antonio Coppi, Alan Kardec Barros, Emerson Silami, Mario Sevilio, Christiano Veneroso (fisiologista da Seleção Brasileira feminina) e Francisco Navarro, além do secretário adjunto da SEDEL, Leonardo Cordeiro.

Pela parceria, o Moto também poderá contar com o trabalho de psicologia e nutrição, através do Núcleo de Estudos de Futebol da própria Universidade.