Plantão de Noticias

Maranhenses levam ouro e bronze no karatê nos Jogos Escolares Brasileiros

Os maranhenses Tarcio Jean Borges e Everton Lorran Bastos, ambos do karatê, garantiram um local no pódio dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). O primeiro levou o ouro na série prata, na categoria menos 63kg. Já o segundo, garantiu a medalha de bronze na categoria mais 63kg, na série prata.

Os JEBs estão acontecendo na cidade do Rio de Janeiro (RJ), no primeiro bloco de modalidades esportivas. Os atletas viajaram com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Confederação Brasileira Desportiva (CBDE) e Federação Maranhão do Desporto Escolar (Femade).

Com uma desenvoltura acima da média dos competidores na edição de 2022, dos Jogos Escolares Brasileiros, Tarcio Jean Borges garantiu o primeiro lugar no pódio do karatê, após derrotar o alagoano Josias dos Santos Silva.

“Estou muito feliz pela medalha conquistada para o nosso estado. Agora é seguir treinando para as próximas competições”, afirmou o medalhista. 

Além da medalha conquistada por Tarcio Jean Borges, a equipe de karatê do Maranhão avançou no pódio com a conquista do bronze por Everton Lorran Batista. 

Programação

Até o dia 15 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro estará sendo palco da edição dos JEBs, competição seletiva para o campeonato sul-americano disputado no final do ano no Brasil. 
O evento é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania. 

Ao todo, estima-se a participação direta de quase 8 mil pessoas entre árbitros, técnicos, delegados de quadra, colaboradores em geral e, claro, estudantes-atletas de todas as partes do país que contam os dias para o início das disputas. Um detalhe especial é a maior participação das meninas no evento, com mais de 2.500 estudantes. 

Os JEBs deste ano estão sendo realizados em 18 modalidades, são elas: badminton, ginásticas artística e rítmica, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, karatê, wrestling, vôlei de praia, atletismo, atletismo adaptado, ciclismo e natação. A novidade, para esta edição, é a inserção de modalidades demonstrativas como o surfe, skate e o break dance. 

Além do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, a competição também ocorre na Universidade da Força Aérea (Unifa), e no Complexo Esportivo de Deodoro, bairro localizado na Zona Norte carioca. A entrada nos locais de disputas é franca, mas você poderá acompanhar todas as emoções dos Jogos Escolares Brasileiros ao vivo, pelo canal da CBDE, no Youtube.