Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Maranhense: Sampaio vence o IAPE e confirma vaga na semifinal

Em partida disputada na noite desta terça-feira, no Estádio Castelão, o Sampaio Corrêa venceu o Iape pelo placar de 1×0. O resultado garantiu o primeiro lugar do Grupo A do Campeonato Maranhense para a Bolívia, com 9 pontos ganhos e 100% de aproveitamento.

O gol da vitória Tricolor foi marcado pelo atacante Luiz Paulo, aos 29 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, o goleiro Luiz Daniel ainda pegou um pênalti e garantiu os três pontos.

Na semifinal, a Bolívia Querida terá pela frente o São José, em confronto único no Castelão. 

O JOGO

Início de confronto truncado, pautado pela forte marcação e poucas criações de jogadas. A primeira finalização foi de Nilson Jr, aos 22 minutos, com um chute forte para fora.

A equipe Tricolor começou a se fazer mais presente no campo de ataque e o gol amadureceu. Gabriel Popó recebeu na esquerda e acertou o travessão. Dois minutos depois, o atacante Luiz Paulo recebeu dentro da área e guardou.

Em vantagem, a Bolívia controlou a partida até o fim do primeiro tempo.

O Iape assustou no primeiro lance da etapa final, mas a finalização saiu pela linha de fundo. Após toque de mão na área Tricolor, o árbitro marcou pênalti para o adversário. Na cobrança, Luiz Daniel defendeu e mandou para escanteio.

A Bolívia quase aumenta o placar com Valber Jr, que recebeu o passe dentro da área e finalizou de canhota. A bola passou perto do gol.

Precisando do gol para se manter vivo no primeiro turno, o Iape se lançou ao ataque, mas sem conseguir desestruturar o Sampaio, que controlou o jogo até o apito final.    

O Sampaio Corrêa volta a campo no proximo sábado para enfrentar o Ceará, na Arena Castelão, em duelo válido pela Copa do Nordeste.

Ficha Tricolor

Luiz Daniel, Maurício (Van), Nilson Jr, Alan Godói e Cesinha; Wesley Dias, Eloir (Gui Campana), Soares (Ferreira) e Gabriel Popó (Valber Jr); Pimentinha e Luiz Paulo (Thiago André).

REGULAMENTO

No 1º turno do Campeonato Maranhense, os oito clubes serão divididos em dois grupos com quatro times cada. Em turno único, os clubes enfrentarão os rivais da mesma chave. Os dois primeiros colocados avançarão ao mata-mata.

A semifinal (1ºAx2ºB e 1ºBx2ºA) terá partida única. Em caso de empate, pênaltis. A final também terá jogo único e, em caso de empate, pênaltis..

No 2º turno, os oito clubes serão divididos em dois grupos com quatro times cada. Em turno único, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B. Os dois primeiros colocados avançarão ao mata-mata.

A semifinal (1ºAx2ºB e 1ºBx2ºA) terá partida única. Em caso de empate, pênaltis. A final também terá jogo único e, em caso de empate, pênaltis..

Caso um mesmo clube vença os dois turnos será declarado campeão estadual. Se dois clubes vencerem os turnos haverá a final em dois jogos. Em caso de empate na pontuação e saldo de gols, pênaltis. Já os dois últimos colocados na somatória dos dois turnos serão rebaixados.

O campeão terá vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Brasileirão 2023. O vice-campeão terá vaga na Copa do Brasil.

Maranhense