Maranhão recebe Caravana de Planejamento de Projetos Técnicos e Pedagógicos dos Programas Sociais do Ministério do Esporte

O Ministério do Esporte, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), promoveu um encontro para tratar sobre editais abertos e seleção de projetos que visam a implantação e desenvolvimento de núcleos de esporte recreativo e de lazer. A capacitação, direcionada aos gestores municipais e agentes públicos, aconteceu no Palácio Henrique de La Roque.

O encontro é mais uma etapa da “Caravana de Planejamento de Projetos Técnicos Pedagógicos dos Programas Sociais do Ministério do Esporte”, composta por profissionais da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis/ME) e universidades parceiras, que visa detalhar e esclarecer dúvidas sobre os editais e o preenchimento dos projetos técnicos de implantação dos programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Vida Saudável, Luta pela Cidadania e Segundo.

Os programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Vida Saudável focam na democratização do acesso ao esporte e ao lazer com a implantação nos municípios de núcleos de esporte recreativo. “A capacitação é uma grande oportunidade que gestores têm de conhecer projetos como o Pelc, que beneficia milhares de pessoas em todo o Brasil”, explicou Jedson Magalhães, orientador pedagógico do Ministério.

Durante o encontro, João Alberto Lima, coordenador do Ministério, falou sobre o edital do Programa Segundo Tempo que atende o público em geral. “Este projeto visa promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, especialmente em áreas de vulnerabilidade social”, disse o coordenador.

Seguindo os princípios do esporte educacional, João apresentou também o Programa Luta pela Cidadania vai viabilizar a estrutura necessária para incentivar a prática de lutas e artes marciais.

“Com esse encontro, o Ministério do Esporte proporcionou aos interessados o conhecimento desses projetos, bem como os caminhos e os instrumentos para levar as ações para os municípios ou instituição”, ressaltou Silvana Echer, professora colaboradora do Ministério do Esporte.

Participaram do encontro gestores dos municípios de Açailândia, Axixá, Bacabeira, Balsas, Belágua, Bequimão, Bom Lugar, Cachoeira Grande, Governador Edison Lobão, Governador Nunes Freire, Guimarães, Imperatriz, Itapecuru, João Lisboa, Miranda do Norte, Mirinzal, Morros, Nina Rodrigues, Paço do Lumiar, Pedreiras, Raposa, Riachão, São Domingos do Maranhão, São João do Carú, São Luís, São Mateus, Santa Luzia do Paruá, Sítio Novo, Tuntum, Urbano Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim.

De acordo com João Piquiá, prefeito de Sítio novo, é muito importante estar atento aos editais dos programas do Ministério do Esporte e receber uma equipe competente para esclarecer as principais dúvidas. “O Ministério e a Sedel estão de parabéns pela promoção deste encontro, que nos ajudou a elucidar melhor como funciona cada projeto de lazer e de esporte”, comentou Piquiá.

“Como instituição que administra a pasta do esporte e lazer no Maranhão, realizamos esse encontro com o objetivo de que, cada vez mais, sejamos contemplados pelos programas Ministério do Esporte, e para isso é necessário que nossos gestores conheçam de forma aprofundada cada item dos editais e cumpram com seus requisitos”, enfatizou Joslea Rodrigues, secretária adjunta de esporte educacional da Sedel.