Maranhão Cup tem início com curso e mesa-redonda de treinadores em São Luís

Depois de muita expectativa, a programação do Maranhão International Cup, competição de beach soccer que reunirá as seleções principais do Brasil, Emirados Árabes, Estados Unidos e Marrocos, foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira (10), na Universidade Ceuma, em São Luís. O evento teve um curso de capacitação para técnicos da modalidade, ministrado por Chicão Castelo Branco, brasileiro que comanda as seleções de beach soccer adulta e de base do Peru, e uma mesa-redonda com três técnicos que participarão da competição em São Luís: Marco Octávio (Brasil), Francis Farberoff (Estados Unidos) e Victor Vasques (Emirados Árabes).

O evento de abertura do Maranhão Cup International, que contou com a presença do secretário de Esporte e Lazer do Maranhão, Naldir Lopes, e do gerente de beach soccer da CBF e presidente da Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS), Eurico Pacífico, teve a participação de profissionais da modalidade e estudantes de Educação Física. Idealizado pela Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB) em parceria com a FMBS, o curso ministrado por Chicão Castelo Branco abordou diversos temas, como o DNA‎ do‎ jogador‎ sul-americano‎ (como‎ é‎ a‎ formação‎ do‎ jogador‎ na América do Sul e‎ suas‎ potencialidades), situações de jogo e táticas‎ ofensivas‎ e‎ defensivas usadas no beach‎ soccer.

Além disso, os treinadores de três das quatro seleções do Maranhão Cup participaram de um animado e enriquecedor debate, onde falaram sobre as suas experiências no esporte, ressaltaram a importância do aprendizado constante e projetaram a participação no torneio em São Luís. Para Marco Octávio, técnico da Seleção Brasileira, iniciativas como o curso na capital maranhense ajudam o beach soccer brasileiro a se manter forte em todo o mundo.

“Temos que parabenizar o professor Chicão e todos os idealizadores desse evento. Por mais experiência que a gente tenha, precisamos estar sempre abertos a aprender e trocar ideias, isso faz com que haja um crescimento e um capital de conhecimento muito vasto para todos os participantes desse curso. Estou honrado em ter sido convidado para esse evento tão importante”, destaca o técnico do Brasil.

Para Victor Vasques, treinador da seleção dos Emirados Árabes, o curso do Maranhão Cup é uma oportunidade para apontar caminhos que proporcionem o desenvolvimento do beach soccer.

“Esse evento é uma vitória da modalidade. Todos saem vitoriosos com a possibilidade de participar de um curso desses, onde a gente pode ter uma troca de experiências com profissionais de extrema qualificação, como os professores Francis, Marco Octavio e Chicão, junto com o pessoal que está começando agora, interessado em buscar conhecimento e aplicar o que aprendeu. Fico muito feliz por esse crescimento, esse tipo de iniciativa faz o beach soccer ainda mais forte no Brasil”, afirma Victor.

Francis Farberoff, por sua vez, exaltou o amor dos brasileiros pelo beach soccer e elogiou a iniciativa do Maranhão Cup de realizar o curso em São Luís. “Acho que é muito importante esse curso, tem que ter mais curso ainda, porque é assim que a modalidade cresce. Participar de um curso desses, aprendendo e ensinando, é uma oportunidade que te ensina e te motiva. A paixão do brasileiro pelo beach soccer também é um diferencial, que faz o esporte crescer”, afirma o treinador dos Estados Unidos.

Maranhão Cup

Entre os dias 12 e 14 de janeiro, São Luís será palco da primeira edição do Maranhão International Cup, competição que reunirá as seleções principais do Brasil, Emirados Árabes, Marrocos e Estados Unidos. O torneio ocorrerá na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, e servirá de preparação para a Copa do Mundo de Beach Soccer da Fifa 2024.

Vale destacar que os ingressos para os jogos do Maranhão Cup serão trocados por 1kg de alimento não perecível. A expectativa é que a Arena Domingos Leal receba grande público durante toda a competição.

O Maranhão International Cup conta com os apoios do Ministério do Esporte, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), da Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) e do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).

TABELA DE JOGOS DO MARANHÃO CUP

#Rodada 1

12/1 – Marrocos x Emirados Árabes (19h)

12/1 – Estados Unidos x Brasil (20h15) 

#Rodada 2

13/1 – Emirados Árabes x Estados Unidos (18h)

13/1 – Brasil x Marrocos (19h15) 

#Rodada 3

14/1 – Estados Unidos x Marrocos (9h)

14/1 – Brasil x Emirados Árabes (10h15)