Maranhão conquista oito medalhas no primeiro dia de provas das Paralimpíadas Escolares

O Maranhão estreou com oito medalhas no primeiro dia de provas das Paralimpíadas Escolares 2015. As duas medalhas de ouro e as seis de bronze foram conquistadas nas modalidades do atletismo, arremesso de peso, salto em distância e tênis de mesa. As disputas aconteceram na pista do Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e no Centro de Convenções de Natal.

No atletismo, o paratleta Saulo Fonseca, experiente em arremesso de peso, deu um show de habilidades mostrando sua força e aceleração, e com a metragem 11m03 garantiu a primeira medalha de ouro para o Maranhão e a sua melhor marca em competição paralímpica nacional. “O primeiro ouro merecido para o nosso estado é fruto de muito treinamento. Agora vejo de perto a oportunidade de uma vaga na Seleção Brasileira Paralímpica”, disse Saulo.

Outro maranhense de destaque no arremesso de peso foi Thiago dos Reisque, que com a marca 10m07, conseguiu a medalha de bronze após superar atletas de renome nessa modalidade. Ana Isabely Pinho também obteve excelente resultado no atletismo. Na disputa do salto em distância, a atleta combinou velocidade e agilidade, atingindo a marca 3m09 e alcançando o bronze e o pódio entre as melhores atletas do Brasil.

Os paratletas do tênis de mesa surpreenderam a todos com a quantidade de medalhas adquiridas pelo Maranhão nessa modalidade. Luanderson Diniz sagrou-se campeão das competições em duplas em sua categoria e ganhou mais uma medalha de bronze na prova em equipe. Com brilhante performance, Luís Felipe Vilanova, foi bronze nas provas em dupla e equipe. Pelo feminino, Ana Beatriz Costa também garantiu uma medalha de bronze no tênis de mesa.

“Nós contamos com atletas de grande potencial. Todo treinamento realizado com eles resulta na fantástica atuação nas disputas. Conquistamos oito medalhas no primeiro dia de competição e com a força de vontade de cada um, o resultado será cada vez mais brilhante”, disse José Henrique Azevedo (Mangueirão), chefe da delegação.

 O evento, que é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reúne 1.300 paratletas na capital potiguar. Participam das disputas atletas de 24 federações brasileiras, Distrito Federal e do Reino Unido, nas modalidades atletismo, natação, bocha, futebol de 7, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e goalball.