Maranhão conquista medalha de bronze na seletiva da Gymnasiade
A maranhense, Laís Dias da Silva, do atletismo, garantiu a medalha de bronze durante o segundo dia de seletiva dos Jogos Escolares Mundiais– Gymnasiade, que está acontecendo em Aracajú, em Sergipe. A estudante da Escola Centro de Ensino Dias Carneiro, de Caxias, alcançou o terceiro lugar no pódio, após disputar a prova dos 1.500 metros rasos, no feminino.
Laís vibrou pela sua participação e dedicou a medalha aos atletas maranhenses, patrocinadores, apoiadores e aos cidadãos da cidade de Caxias.
“ A medalha significa o resultado do meu esforço. Treinei bastante para isso. Queria o primeiro lugar, mas veio o terceiro, e de qualquer forma, estou muito feliz em representar o nosso Estado e ser a terceira melhor do Brasil”, comentou.
Além de Laís, decolando de São Luís em direção a Gymnasiade Nacional, sendo que destes, 26 são estudantes-atletas.
O chefe da Delegação Maranhense, Alex Fabiano, falou do desempenho dos atletas na competição. “Encerramos nossa participação no evento com a sensação de dever cumprindo e de ter honrado as cores da bandeira do Maranhão. Agradeço a cada atleta que realizou seu esforço, a organização maravilhosa, como uma logística fantástica. Tivemos a oportunidade de estarmos juntos com grandes professores e alunos do atletismo do Brasil. Realizamos uma interação muito proveitosa”, pontuou.
Acompanhando os resultados dos atletas, o presidente da FEMADE, Hamilton Ferro, parabenizou toda a equipe, em especial a Laís Silva por sua conquista. “Parabéns a todos os atletas que foram em busca dos seus sonhos. Parabéns a Laís que conseguiu concretiza-lo com muita garra. Nós da FEMADE, estamos comprometido em garantir com que esses alunos desempenhem da melhor forma possível seus talentos, por meio do esporte”, pontuou Hamilton Ferro.
Local de prova
A competição ocorreu no complexo esportivo da Universidade Tiradentes- Unit. O local possui estrutura com pista de atletismo com certificação internacional e parque aquático de primeiro mundo, com piscina olímpica e semi-olímpica.
Construída em 1999, a pista de atletismo passou por revitalização e reinauguração em 2018, quando recebeu a certificação de padrão internacional, tornando-se uma referência em competições estaduais, regionais e nacionais. Uma nova reforma foi feita em 2020 para trocar o piso da pista e recuperar pontos de desgaste no material.
Gymnasiade
Os Jogos Escolares Mundiais – Gymnasiade, é a maior competição estudantil do mundo. Este ano, os atletas-alunos de vários países vão se encontrar, no mês de maio na França.