Maranhão Basquete perde na primeira partida da semifinal da LBF 2014/2015

A ADCF Unimed/Americana saiu na frente na série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 ao derrotar o Maranhão Basquete, neste sábado (04 de abril), por 70 a 51 (32 a 19 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Castelinho, em São Luís (MA). O jogo foi bastante movimentado, com as duas equipes alternando bons e maus momentos dentro de quadra.

O time maranhense começou melhor e, aproveitando a falta de concentração do adversário, logo desgarrou um pouco no placar, com boa presença da cubana Gelis Gonzales. Na sequencia, no entanto, a equipe paulista se acertou, tirou a diferença, assumiu o comando do marcador e abriu uma ligeira diferença, com destaque para a pivô Damiris do Amaral (18 a 15). Nos primeiros dez minutos, os times conseguiram excelente aproveitamento nas bolas de três pontos – três convertidas, em três tentadas (100%), pelo Maranhão Basquete, e três convertidas, em seis tentadas (50.0%), em favor da ADCF Unimed/Americana.

No período seguinte, as duas agremiações iniciaram errando bastante ofensivamente, devido à precipitação e ao nervosismo. Com esse panorama, a equipe paulista conseguiu rendimento um pouco melhor que o rival na sequencia, enquanto que o representante maranhense seguiu cometendo erros, e, desta forma, a diferença subiu mais um pouco (14 a 04).

Na volta do intervalo, valeu a bronca da técnica cubana Lisdeivi Pompa, já que o MB voltou com outra postura e, com boas performances da armadora norte-americana Matee Ajavon, da pivô Grazi Moraes e da lateral Iziane Castro, baixou bastante a diferença. Na parte final, a equipe de Americana se equilibrou e manteve o comando do placar, com destaque para a pivô Gil Justino (18 a 24).

No período final, o Maranhão Basquete errou bastante neste quarto, seja no ataque ou mesmo na defesa. E a ADCF Unimed/Americana aproveitou elevar a vantagem e garantir o resultado favorável (20 a 08). Destaque para a bola final convertida pela ala Patrícia Chuca, de antes do meio da quadra.
As atletas mais efetivas da partida foram Iziane Castro (17 pontos), a norte-americana Matee Ajavon (10 pontos) e a cubana Gelis Gonzales (10 pontos), pelo time da casa; Damiris do Amaral (18 pontos), Gil Justino (12 pontos) e Patrícia Chuca (11 pontos), em favor do visitante.

“O time está de parabéns, pois começamos de forma irregular e depois nos acertamos e conseguimos um resultado extremamente importante, defendendo bem o ataque maranhense. Agora é manter o foco para o segundo jogo, que também vai ser duro”, comenta a ala Patrícia Chuca, da ADCF Unimed/Americana.

O segundo jogo, que pode ser o decisivo, acontece no sábado (11 de abril), às 11h00 (de Brasília), no ginásio Centro Cívico, em Americana (SP), com transmissão ao vivo pelo SporTV. Uma nova vitória coloca a ADCF Unimed/Americana na decisão. Já o terceiro confronto, se necessário, ocorre no dia 13 de abril (segunda-feira), às 18h30 (de Brasília), novamente em Americana (SP).

A outra série semifinal será aberta nesta segunda-feira (06 de abril), às 19h00 (de Brasília), com o confronto entre o São José/Colinas Shopping e o Uninassau/América, no ginásio Lineu de Moura, na cidade de São José dos Campos (SP), com transmissão ao vivo pelo SporTV.