LÚCIO MARANHÃO | Destaque da surpresa da Liga Europa afirma: “temos um time muito bom”

O Hapoel Be’er Sheva, de Lúcio Maranhão, está classificado para os mata-matas da Uefa Europa League. Na última quinta-feira, o time do atacante brasileiro empatou com o Southampton, na Inglaterra, por 1 a 1. A igualdade com gols garantiu vantagem aos israelenses no confronto direto e o consequente avanço à próxima etapa da competição continental. Maranhão entrou aos 23 minutos do segundo tempo e foi fundamental na conquista do resultado inédito para a equipe sediada na cidade de Be’er Sheva (Bersebá, em português), que tem 500 mil habitantes.

Os israelenses podem ser considerados a zebra da edição 2016/17 da Liga Europa. No grupo K, estavam Inter de Milão e Southampton, favoritos às duas vagas, além do Sparta Praga, que também corria por fora e acabou na liderança, com 12 pontos. O Be’er Sheva, de Maranhão, conquistou 8, assim como os ingleses. Mas, no confronto direto, melhor para o time de Israel, que avançou pelo gol classificado.

“Temos um time muito bom, bem acertado. Os clubes maiores pensavam que não tínhamos condições e acabaram dando brecha para nós. Felizmente, conseguimos aproveitar. Depois, segurávamos a bola, tocávamos e segurávamos os resultados que nos favoreciam”, destaca Lúcio Maranhão.

Após ser campeão alagoano com o CRB e vice-artilheiro do Estadual, com oito gols, Lúcio Maranhão voltou a marcar pela Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro da Série B. Em julho, transferiu-se para o Hapoel. Em sua estreia, 30 de julho, marcou o primeiro gol na goleada por 5 a 0 diante do Hapoel Ashkelon, que garantiu ao Be’er Sheva o título da Copa de Israel. Depois, marcou no Campeonato Israelense, Champions League (o Be’er Sheva disputou até a última eliminatória) e Europa League. Ou seja, marcou em todas as competições que disputou, assim como havia feito em 2015.
Boa fase da equipe

Classificado para a próxima etapa da Liga Europa e campeão da Copa de Israel, o Hapoel Be’er Sheva é sensação no País. Lidera o Campeonato Israelense com 31 pontos, dez a mais que o segundo colocado, o tradicional Maccabi Tel Aviv. Maranhão tem três gols na competição e é titular. Assim como em cinco dos seis jogos da fase de grupos da Liga Europa, tendo marcado um gol, na vitória sobre a Inter de Milão. Na última quinta, ficou no banco pelo fato de o treinador optar por uma formação mais defensiva. Entrou aos 23 do segundo tempo para ajudar o time em busca do gol da classificação. Deu certo, afinal, o empate em 0 a 0 daria a vaga ao Southampton.

O sorteio dos confrontos dos mata-matas da Liga Europa acontece na segunda-feira, na sede da Uefa, em Nyon, na Suiça.