LBF: SESI Araraquara arranca vitória sobre Sampaio Basquete em São Luís

Diante de um ginásio Costa Rodrigues lotado, o SESI Araraquara derrubou o Sampaio Basquete no duelo dos últimos invictos e se isolou na liderança da LBF 2023. A vitória apertada por 58 a 55 desta quinta, 30, mantém a equipe paulista com 100% de aproveitamento em quatro jogos.

Sossô e Vitória foram as cestinhas da partida, com 17 pontos, cada. A camisa 22 do SESI também apanhou 9 rebotes e, com 21 de eficiência, ficou com o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. Muito bem marcada, Aline teve apenas 6 pontos, mas pegou 13 rebotes.

Pelo Sampaio, Gabi Guimarães teve 13 pontos e 17 rebotes (duplo-duplo). Alana somou outros 13 pontos, enquanto Mari Dias teve 12. Duas vezes cestinha da equipe nas rodadas anteriores, Patty foi anulada e saiu de quadra sem pontuar, mesmo com quase 32 minutos de ação.

Com 8 pontos e quatro vitórias, o SESI Araraquara lidera a competição, seguido pelo Sampaio, que tem 7 pontos e três vitórias em quatro jogos (75% de aproveitamento). O triunfo paulista também manteve o tabu do confronto que já dura quase quatro anos – a última vitória do Sampaio foi em 2019. Em sete jogos oficiais, são cinco vitórias do SESI, contra duas do Sampaio.

As equipes foram à quadra com:

Sampaio Basquete:

8-Tainá Paixão (C), 24-Alana, 7-Patty, 23-Gabi Guimarães e 12-Mari Dias. T: Cristian Santander

SESI Araraquara:

9-Maila, 8-Sossô, 32-Jeanne, 22-Vitória e 12-Aline (C). T: João Camargo

O jogo começou com o equilíbrio esperado e uma ligeira vantagem da casa em um primeiro período movimentado (18×14). No segundo, a defesa e os erros ofensivos se sobressaíram e o ritmo diminuiu, com três minutos sem movimentação no placar. A parcial 8-8 deixou o Sampaio com a mesma vantagem de quatro pontos para o intervalo (26×22).

O jogo voltou a ganhar intensidade no terceiro quarto, com quatro trocas de liderança em mais uma parcial disputada, que viu o SESI dominar o placar na maior parte do tempo, mas que teve Alana convertendo cinco pontos seguidos para deixar a Bolívia em vantagem após 30 minutos (43×41).

O último período foi de pura adrenalina e reviravoltas no placar. Sossô tomou ação em um momento decisivo, convertendo 10 dos 17 pontos finais do SESI, sendo 8 em sequência, para deixar as visitantes com oito na frente (48×56). Mari Dias, de três, reduziu a diferença para apenas uma posse bola a menos de dois minutos do fim (53×56), mas a defesa paulista resistiu para levar a vitória na bagagem.

Próximos jogos: Na terça-feira, 4 de abril (19h30), o Sampaio Basquete receberá a AD Santo André, de campanha similar, no ginásio Costa Rodrigues. Ingressos mediante troca por um quilo de alimento não-perecível e as transmissões ao vivo do UOL, do imirante.com e da Nsports.

Já o SESI Araraquara enfrentará no domingo, 8 de abril (19h30), o Ituano Basquete, no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP), com entrada gratuita e as transmissões ao vivo do UOL, do tudoep e da Nsports.