LBF: Maranhão Basquete perde para o Sport-PE no primeiro jogo do Playoff

O Sport Recife saiu na frente na série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 ao derrotar o Maranhão Basquete, por 95 a 81 (50 a 41 no primeiro tempo), no ‘Clássico do Nordeste’, disputado neste domingo (22 de março), no ginásio Marcelino Lopes (Ilha do Retiro), em Recife (PE). O torcedor pernambucano esteve presente em grande número e apoiou o seu time do começo ao fim.

No quarto inicial, o time maranhense começou melhor e passou a comandar o marcador, com a diferença chegando aos nove pontos, contudo, na sequência, a equipe da casa foi melhorando gradativamente e deixou o jogo equilibrado. Na parte final do período, entretanto, a vantagem votou a subir em favor do Maranhão Basquete (19 a 26).

No segundo quarto, o Rubro Negro dominou totalmente as ações, calcado no bom rendimento das norte-americanas Brandie Baker e Erica Wheeler, além do apoio incessante do torcedor pernambucano, que compareceu em grande número, passou a comandar o marcador e abriu vantagem de nove pontos (31 a 15).

Na volta do intervalo, o jogo ficou igual até a metade do terceiro período, momento em que a equipe pernambucana, depois de dois pedidos de tempo do técnico Rildo Accioly, se acertou em quadra e cresceu, fazendo vantagem subir mais um pouco (23 a 16).

No quarto final, o Sport Recife manteve o ritmo, com excelente aproveitamento nos lances de longa distância (58%), em especial com a lateral Luana de Souza, enquanto que o Maranhão Basquete tentou a recuperação, mas sem êxito (22 a 24).

Os principais nomes da partida foram as norte-americanas Brandie Baker (28 pontos, 12 rebotes e 06 assistências – double-double) e Erica Wheeler (26 pontos e 05 assistências), além de Luana Souza (20 pontos e 01 assistência), pelo time pernambucano; a cubana Gelis Gonzales (23 pontos e 05 rebotes), Iziane Castro (23 pontos e 07 rebotes) e a norte-americana Matee Ajavon (16 pontos e 02 assistências), em favor da agremiação maranhense.

“Fizemos um jogo dentro daquilo que planejamos, além disso, estamos trabalhando com o pensamento focado exclusivamente em cada partida. Entramos forte, como o Rildo nos pediu, pois sabíamos da importância
 de vencer a primeira da série, em casa, com apoio da nossa torcida”, comenta a lateral norte-americana Brandie Baker, do Sport Recife.

“Não atuamos bem na defesa e isso foi determinante para o resultado, já que o Sport Recife conseguiu um grande aproveitamento. A expectativa é acertar o setor defensivo nos treinamentos da semana, para lutar pela vitória no próximo jogo”, analisa a lateral Iziane Castro, do Maranhão Basquete.

O segundo jogo da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 está agendado para 28 de março (sábado), às 18h00 (de Brasília), em São Luís (MA). O terceiro, se necessário, ocorre no dia 30 de março (segunda-feira), ás 20h00 (de Brasília), novamente em território maranhense.