LBF: Em Casa, Sampaio Basquete vence o Ituano e se reabilita na competição

Superior nos 40 minutos, o Sampaio Basquete se reabilitou na LBF e venceu o Ituano Basquete nesta quarta-feira (7/7). O tricolor do Maranhão bateu um irreconhecível rubro-negro paulista por 73 a 43, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA).

Rapha Monteiro foi a cestinha do jogo, com 18 pontos e uma bela apresentação da linha dos três pontos (4 de 5 arremessos convertidos) para levar o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, com 20 de eficiência.

A norte-americana Katrina Pardee teve sua melhor performance desde que chegou ao país, com 17 pontos em 25 minutos vinda do banco. Débora quase teve um duplo-duplo, com 9 pontos e 11 assistências.

Elenco do Sampaio comemora vitória com Rapha Monteiro, MVP do jogo (Matheus Marques/ Sampaio Basquete)

Pelo lado ituano, que repetiu a pior pontuação de toda a temporada, registrada também pelo Sampaio em 14 de março, nenhuma atleta passou dos 8 pontos – marca registrada por Palmira, Mari Dias e Alana. Érika teve 5 pontos e 12 rebotes.

A derrota manteve o galo na liderança da LBF 2021, com 22 pontos, mas ele pode ser superado nesta quinta pelo SESI Araraquara, que tem 21 e enfrenta o oitavo lugar AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva. No domingo, SESI e Ituano se enfrentam em disputa direta pela liderança geral da primeira fase.


O jogo

Mari Dias arremessa para o galo (Matheus Marques/ Sampaio Basquete)

A vantagem boliviana começou a ser construída ainda no primeiro período, quando sua defesa anulou as ações do ataque do Ituano, que fez apenas cinco pontos em 10 minutos (19×5).

O galo até subiu de produção no segundo período, mas não conseguiu tirar a diferença, já que o Sampaio seguia pontuando com sua segunda unidade – Gil, Pardee e Kasi, além de Monteiro.

E a Bolívia seguiu confortável no placar, ampliando a diferença no terceiro período, que já era de 29 (59×30) e terminou em 30. Virgil Lopez ainda promoveu o retorno de Isabela Ramona, que se recupera de uma artroscopia no joelho. A ala jogou por quase quatro minutos e converteu um lance livre.


Aspas:

Raphaella Monteiro, do Sampaio Basquete

“Nossa mudança de atitude foi essencial pra nossa vitória. A vantagem foi construída na defesa – defendemos forte e atacamos bem. Ganhar dessa forma motiva muito para o próximo jogo. Vamos com tudo e espero que a gente faça um jogo igual ou melhor.

Alana, do Ituano Basquete

“Nossa equipe teve muitas oportunidades de arremessos, infelizmente não conseguimos converter todos que chutamos. Isso faz parte do jogo, estamos sim vivendo um momento difícil, mas não é motivo de desespero, nosso time tem muito talento e agora [precisamos] esfriar um pouquinho a cabeça, pensar no próximo jogo.


Próximos jogos: Domingo (11/7) termina a fase de classificação da LBF 2021.

Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas jogam às 11h30 (horário de Brasília) em São Luís, com transmissão da LBF LIVE na TV NSports.

Na mesma hora, SESI Araraquara e Ituano Basquete duelam no interior paulista – jogo transmitido ao vivo pela TV Cultura.


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.

Liga de Basquete Feminino