Judocas maranhenses conquistam ouro e bronze na Copa São Paulo de Judô

Fim de semana de destaque para o Maranhão na Copa São Paulo de Judô realizada em São Bernardo do Campo. Os judocas Antônio Eduardo Rocha e Maria Luiza Birino conquistaram títulos ambos na classe sub-15. Antônio sagrou-se campeão na categoria menos 44 kg e Maria Luiza levou o bronze no superpesado.

A Copa reuniu mais de 2.800 judocas, e é considerada como maior evento interclube da América Latina. Os judocas disputaram em duas categorias: a Divisão Especial: sub-15, sub-18, sub-21 e na Divisão Aspirante: sub-11 e sub-13, ambas no masculino e feminino. A novidade deste ano é que a competição contou pontos para o Ranking Nacional. Os campeões do Ranking Nacional, ou seja, aqueles que terminaram a temporada liderando suas categorias em 2019 serão convocados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Para Antônio Eduardo, 12 anos que garantiu o ouro no masculino a competição não foi nada fácil, principalmente na semifinal quando enfrentou um atleta que possuía o mesmo estilo de luta que ele. No ano de 2018, Antônio levou o bronze durante a Copa São Paulo, perdendo na semifinal.

“Durante a competição tive algumas dificuldades, enfrentei judocas maiores e com o mesmo estilo que eu, mas me mantive focado, o resultado foi fruto dos meus treinamentos. Tenho que agradecer aos meus pais, técnico e colegas, pois sem eles eu não teria conquistado a vitória, e não é nada fácil seguir esse caminho sozinho”, disse o judoca Antônio Eduardo.

Para o técnico e também pai de Antônio Eduardo, Sensei Antônio Luís, a Copa São Paulo é uma das maiores competições de alto nível do país, e garantir o pódio é um mérito valioso para o atleta.

“Nossos atletas lutaram muito bem, a Maria Luiza como primeiro ano de participação se saiu muito bem e mostra que tem potencial para voltar e garantir um ouro. Já o Antônio Eduardo manteve o foco, o objetivo e sabendo onde queria chegar. Com essa postura conseguiu sagra-se campeão. E como pai, agradeço a Deus por me proporcionar esse momento de ver meu filho como campeão em uma das copas mais difíceis do país”, declarou Antônio Luís.

Para o presidente da Federação Maranhense de Judô, Rodolfo Leite, a Copa São Paulo de Judô foi de altíssimo nível e todo trabalho e esforço dedicado a essas competições é válido para melhorar o desempenho dos atletas maranhenses.

“Parabenizo os judocas Antônio Eduardo e a Maria Luiza pelas brilhantes apresentações e vitórias. Experiências como essas valorizam os nossos atletas e profissionais maranhenses, além de melhorar o desempenho em competições de alto nível”, avaliou Rodolfo.