24/04/2024
Esporte Amador Maranhense

Judô São Mateus do Amanhã completa três anos e se consolida na democratização do acesso ao esporte

Depois que entrou no judô ele melhorou muito, é mais disciplinado, mais alegre e até o saber dele aumentou mais, melhorou!”.

O projeto ajudou ela a se desenvolver tanto na vida afetiva em casa, como na escola. Ela era muito tímida, não sabia lidar com os amigos, agora tem mais responsabilidade”.

As falas de Marcos Nelson e Maria Conceição, pais de judocas do Projeto São Mateus do Amanhã, sintetizam boa parte dos objetivos do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) ao levar para cidade de São Mateus um projeto de inclusão socioesportiva.

Iniciado em 15 de novembro de 2017, o Judô São Mateus do Amanhã começou com 50 alunos, num pequeno salão emprestado por uma liderança da cidade.

Logo no início o Projeto foi agraciado pela disponibilidade de um cubano que acompanhava a esposa no Programa Mais Médicos. Educador físico, Clodoaldo Despagne tinha na bagagem a experiência de ter sido preparador técnico das equipe de judô de Cuba e Venezuela.

Também na bagagem, o ICE-MA trazia a experiência exitosa do Judô Jacaraty, o qual foi fundador, em 2009, num modelo de projeto que engaja empresas, comunidades e poder público para levar esporte às comunidades carentes.

Foi esta soma de experiências que fez o São Mateus do Amanhã ser um grande sucesso ao longo destes três anos. O propósito era promover o acesso a esta modalidade esportiva, sendo um braço para melhoria do rendimento escolar, do condicionamento físico e enfrentamento às vulnerabilidades a quais estão expostas as comunidades do interior do estado.

Fomos surpreendidos!

A dedicação e empenho de cada atleta rendeu até agora mais de 30 medalhas e classificações para a etapa final do campeonato brasileiro e dos jogos escolares, um desempenho que não era esperado para tão pouco tempo.

Os resultados do São Mateus do Amanhã só foram possíveis pelo apoio da Equatorial Energia e Governo do Maranhão – por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer – que através da Lei de Incentivo ao Esporte tem promovido a democratização do esporte no Maranhão.

O projeto foi novamente contemplado com o Certificado de Mérito Esportivo, o que permitirá dar continuidade às atividades em 2021.