Jogos Universitários Maranhenses 2015 começam nesta sexta-feira

Os meses de agosto e setembro são de muitas atividades para os desportistas do Maranhão. Além dos JEMs, nesse período acontece também a edição de 2015 dos Jogos Universitários Maranhenses (JUMs). O evento, que é organizado pela Federação Acadêmica Maranhense de Esporte (Fame) e conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís, reunirá cinco instituições de ensino superior nas disputas de 10 modalidades.

A cerimônia de abertura acontecerá nesta sexta-feira (28) no Ginásio Castelinho com a presença de autoridades e de todos os 600 alunos inscritos para a competição. Além da solenidade, haverá também um jogo de abertura entre Estácio e Ufma pelo futsal masculino. O encerramento dos JUMs será no dia 4 de setembro.

“O apoio do Governo do Estado foi fundamental para que os alunos se inscrevessem gratuitamente e, além disso, toda a coordenação e a arbitragem, serão pagas com a ajuda do Governo. Desta forma, aumentamos o número de participantes e o nível fica bem melhor em todas as modalidades”, declarou o vice-presidente da Fame, Hamilton Ferro.

As instituições de ensino superior Ufma, Uema, Ifma, Estácio e Fama/Pitágoras estarão disputando as seguintes modalidades: basquete, handebol, futsal, vôlei, atletismo, natação, judô, xadrez, badminton e tênis de mesa.

Os JUMs servem de seletivo para os Jogos Universitários Brasileiros 2015 (JUBs), que acontecerão em Uberlândia (MG) no período de 14 a 25 de outubro.