Esporte Amador Maranhense

Jogos Metropolitanos de Tempo Integral movimentam escolas estaduais no fim de semana

Neste fim de semana, tiveram início os Jogos Metropolitanos de Tempo Integral (Jetis), realizados pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A competição acontece até o dia 16 de dezembro e reúne 26 escolas de São Luís, sendo 23 centros Educa Mais e 3 institutos estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema’s) Plenos, mobilizando cerca de 2.000 estudantes e atletas.

A competição começou com a modalidade futsal, no sábado (18), com as equipes se enfrentando no Iema Centro. Neste domingo, além do futsal, o Iema Centro também recebeu as equipes de tênis de mesa; e no Centro Educa Mais João Francisco Lisboa (Cejol), no Diamante, aconteceram as competições de vôlei e xadrez.

Ezequias Pestana, coordenador dos Jogos Metropolitanos de Tempo Integral, disse que a competição surge da demanda de agregar os alunos e reforçar a importância do esporte nas escolas. “Nós sabemos o quanto o esporte tem um impacto na sociedade, na vida social das pessoas e o objetivo aqui é fomentar o esporte nas escolas de tempo integral de modo a integrar professores, gestores, os familiares e, sobretudo, os alunos”, afirmou.

E para os estudantes os Jetis representam a oportunidade de crescer no esporte. Lavinha Batista, estudante do 2º ano do Centro Educa Mais Mário Meireles, em Pedrinhas, São Luís já começou com o pé direito já que sua equipe venceu a disputa do dia. “Está sendo muito gratificante participar dessa competição. A gente ganhou hoje e estamos muito empolgados para chegar até a final e vencer os jogos esse ano”, disse.

Letícia Frazão, estudante do 2º ano do Centro de Ensino de Tempo Integral Domingos Vieira Filho, no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, também está empolgada. “Eu gosto muito de jogar futsal, então, sempre participo de diversos campeonatos na área e essa é mais uma oportunidade da gente melhorar no esporte”, contou.

Já Juan Pereira, estudante do 3º ano, participa pela primeira vez de uma competição esportiva. “Uma competição dessa dá muita visibilidade para as escolas. Eu já pratico muitos esportes como judô e vôlei, mas nunca havia participado de uma competição como essa”, informou.

Os Jetis seguem até o mês de dezembro com a Maratoninha na Avenida Litorânea, no dia 16. Neste mesmo dia, acontecem as finais e o encerramento dos jogos, no Ipem, bairro do Calhau.