Hospital de Câncer do Maranhão promove Caminhada da Saúde

O Hospital de Câncer do Maranhão, que é referência no tratamento oncológico no estado, promoveu a 1ª Caminhada da Saúde neste sábado (15), no Parque do Rangedor, em São Luís. O objetivo da atividade foi conscientizar a população sobre a importância da atividade física ao ar livre e os cuidados com a saúde, além da arrecadação de alimentos para doação.

O hospital, que é especializado no tratamento oncológico de alta complexidade, faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social (Abeas).

Sérgio Catardo, diretor-geral do Hospital de Câncer do Estado do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, explica que a iniciativa surgiu da necessidade em aludir ao Dia Mundial da Saúde e ao Dia Mundial da Atividade Física, aliada à promoção de ação social em prol de crianças e adolescentes. 

“Nós apoiamos o Centro Comunitário Cultural e Eclesial de Vila Passos, entidade não governamental que cuida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no estado do Maranhão. Então, também temos o objetivo da arrecadação de alimentos não perecíveis e o de ressaltar a importância da atividade física para o bem-estar físico, mental, e para afastar doenças”, pontuou o diretor-geral.

O diretor administrativo do Hospital de Câncer, Fábio Castro, afirma que iniciativas como esta da caminhada são fundamentais na promoção de saúde e prevenção de doenças, já que a prática regular de atividades físicas contribui para a redução do risco de desenvolvimento, inclusive, de alguns tipos de câncer.

“Além de incentivar a prática de atividades físicas e hábitos saudáveis aos nossos colaboradores e a população, de modo a prevenir doenças, a gente ainda coopera com as causas sociais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem dito que a atividade física tem contribuído no combate ao câncer nas mais diversas modalidades”, afirmou o gestor.

A enfermeira Tamires Rodrigues destaca que a Caminhada contribuiu para fortalecer a relação de confiança dos profissionais de saúde junto à população, garantindo maior adesão aos cuidados em saúde e uma melhoria geral da saúde das comunidades.

“Essa ação social vem servindo para nós como forma de usar os conhecimentos adquiridos tanto em sala de aula, quanto em campo hospitalar, e colocar em prática em prol da comunidade. E isso tudo, por uma boa causa, esta caminhada que está sendo organizada para a arrecadação de alimentos e em prol da sociedade”, disse a trabalhadora da saúde.