Governo realiza palestra sobre incentivo ao esporte amador

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) recebeu na quinta-feira (31) a visita do deputado distrital Ricardo Vale, autor da Lei n° 5.649/16, que trata a respeito do programa Boleiros, como incentivo ao esporte amador.

Durante o evento, que foi direcionado a dirigentes da área do esporte amador, o parlamentar realizou um debate, em conjunto com o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, a respeito do incentivo fornecido pelo programa. O “Boleiros” prevê recursos do Estado para as despesas com a arbitragem nos campeonatos amadores de várias modalidades.

O deputado também tirou as dúvidas dos dirigentes. “Precisamos ter consciência da relação entre o incentivo ao esporte, por meio da criação de políticas públicas que abordem a questão e, por isso, resolvemos fazer a lei. Fico muito feliz, pois, no Distrito Federal ela já está em pleno vigor”, disse.

Ricardo Vale tratou ainda sobre o dever do Estado de fomentar as práticas desportivas. “Acredito que o esporte seja um investimento em longo prazo, pois traz desenvolvimento no âmbito social. Gera emprego, gera renda e melhora a economia. O nosso objetivo é que essa Lei deixe de ser distrital para ser federal”, afirmou.

Márcio Jardim falou sobre a importância da palestra. “A nossa intenção é ter esse projeto como Lei, de maneira que venha a beneficiar nosso Estado. O Maranhão tem avançado nessa questão, como com a realização do credenciamento de árbitros feito pela Sedel, e vamos buscar apresentar o Programa, seja via executivo ou apresentando a parlamentares”, enfatizou.

Também estiveram na mesa de debate o representante da Copa Interbairros, Josias Correia, e, representando o secretário municipal de Esportes de São Luís, Rommeo Amin, o secretário adjunto de Desporto e Lazer, Patrick Abdalla.