Governo entrega Complexo Esportivo Wandermilson Pena à comunidade

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), realizou, no domingo (10), a entrega do Complexo Esportivo Wandermilson Pena, no Aterro do Bacanga, no Centro Histórico de São Luís. O mais novo equipamento esportivo de São Luís, com mais de 25mil m² foi reativado pela Sedel após passar por um processo de revitalização, garantindo à comunidade mais uma opção para a prática de atividades esportivas e de lazer. 

O novo espaço conta com um campo de futebol, dois vestiários, duas quadras poliesportivas, um centro administrativo e arquibancadas com capacidade total para aproximadamente 500 torcedores. A área para os torcedores somente estará liberada para o uso da capacidade total após o término da pandemia da Covid-19. 

O Complexo Esportivo Wandermilson Pena contou, ainda, com a implantação dos serviços de drenagem, implantação de sistemas hidráulico, elétrico, de irrigação com caixa d’água e de iluminação específica, além da implantação de um novo calçamento e da urbanização de toda a área do entorno. 

“São equipamentos que beneficiam as comunidades dessa região populosa, estimulando a prática de esportes, proporcionando momentos de lazer. O nosso governo tem investido bastante na construção e reforma de espaços públicos que garantem mais saúde e qualidade de vida às pessoas”, disse o governador em exercício, Carlos Brandão. 

Reiterando a importância da obra, o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Rogério Cafeteria, pontuou que o complexo contribuirá com o desenvolvimento do Esporte e do cidadão da comunidade. “Uma das nossas maiores preocupações é com as nossas crianças e com os adolescentes que formam o futuro da nossa nação. Essa é mais uma obra executada pela Sedel e, hoje, estamos entregando esse conjunto de equipamentos esportivos, todos revitalizados e reformados. É mais um importante ponto de lazer, de práticas esportivas e de interação social das famílias. Essa obra vai nos ajudar a fomentar cada vez mais as práticas saudáveis de exercício e a interação da sociedade, além de descobrir novos talentos do futebol maranhense”, ressaltou o secretário.

Além da plena utilização da área durante o dia, os equipamentos dispõem de iluminação para prática de esporte e lazer também durante a noite.  As obras do complexo no Bacanga chegam para somar com outros espaços de esporte e lazer do Estado, como a Lagoa da Jansen, os parques do Itapiracó e do Rangedor.

Homenagem

O Complexo Esportivo Wandermilson Pena eterniza o nome do ex-jogador maranhense de futebol, que morreu em 2001.

A esposa, Maria do Rosário dos Santos Pena, de 63 anos, que recebeu as homenagens do Governo do Maranhão, falou da gratidão pelo ato.  “É muito gratificante, não só para mim, como para o povo que abrange toda vida dele. Eu penso que ele se foi fisicamente, mas que está, todo tempo, presente com a gente. Estou muito feliz em receber mais essa homenagem em nome do meu esposo.  Wandermilson era uma pessoa maravilhosa e um paizão. O legado dele são meus três filhos. Tem o nosso filho caçula que leva o nome dele completo, que também jogou no Sampaio e depois foi para o Osasco. Muito feliz pelo dia de hoje”, relembrou. 

O filho mais novo do casal, Wandermilson Pena Castro Júnior, que também seguiu a carreira de jogador de futebol profissional, falou do mais novo equipamento esportivo. “Eu fico honrado com a homenagem ao meu pai, dando nome ao campo, além de ser mais um espaço que garante às crianças e aos adolescentes uma oportunidade, como eu tive. Fico muito feliz por isso”, complementou.

Além do filho jogador, Wandermilson Pena deixou mais dois filhos, a primogênita Wandercleide Pena e o do meio, Wanderson Pena.