25/04/2024
Plantão de Noticias

Governo do Estado revitaliza diversas áreas de esporte e lazer na Região Metropolitana

A Agência Executiva Metropolitana (AGEM) teve a responsabilidade de desenvolver diversos projetos em todos os segmentos ao longo deste ano, incluindo a revitalização de áreas de esporte e lazer, que teve diversas obras entregues em várias regiões da Região Metropolitana da Grande São Luís.  

Somente as chamadas Areninhas Metropolitanas foram cinco, nas cidades de Raposa, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino, Rosário e Icatu. Este projeto compreende espaços configurados como campos de futebol society compostos por campo com cobertura de grama, arquibancada, alambrado com altura de 4 metros, além de iluminação específica para esse tipo de espaço. A área total de cada uma é de 1.122m². 

Também foi feita a revitalização total do Estádio Guioberto Alves, no Fumacê, um dos mais utilizados de São Luís. Os serviços incluíram revitalização do gramado; instalação de tela de aço galvanizado nos alambrados ao redor do campo; pintura; implantação de postes e rede de nylon na parte posterior das traves, além de instalação de um sistema de irrigação, um mecanismo por aspersão semiautomática, que disponibiliza diversas saídas controladas de água em toda a extensão do campo.

Lazer completo

Além dos projetos voltados ao futebol, a AGEM também executou obras que resultaram na revitalização e construção de praças. “Assim garantimos não apenas a prática de esportes, mas de outras atividades, que podem ser tanto esportivas, quanto econômicas, de diversão, de encontro com amigos e até de descanso”, destaca o presidente da AGEM, Leônidas Araújo. 

Dentre os espaços revitalizados estão a Praça da Conquista e do Mururu, ambas no Coroado; a Odorico Amaral de Matos, no Caratatiua, e a Marta Vieira, no Bequimão. Já os moradores do Cohatrac III, nas proximidades da Trizidela, ganharam a Praça da Amizade. O espaço de lazer, que possui palco, meia-quadra de basquete, campo de areia para futebol e beach tênis, foi construído em um terreno antes mal iluminado e que servia como destino para lixo doméstico. “Com projetos como esses, o Governo do Estado tem buscado gerar qualidade de vida, ao mesmo tempo em que revitaliza espaços subutilizados, e até perigosos, que podem ser praças desgastadas ou terrenos com potencial para se tornarem áreas de convivência comunitária”, observa Leônidas Araújo.

Projetos futuros

Outros espaços na área de esporte e lazer ainda estão com serviços sendo executados e deverão ser entregues em breve. É o caso do Canteiro Ferreira Gullar, na Ilhinha. O local foi entregue em outubro de 2018 e, agora, passa por um processo completo de revitalização. Isso inclui o calçamento e passeio público, quadra poliesportiva, delimitação de canteiros, espaço para atividades ao ar livre, estacionamento e acessibilidade por rampas. A área total construída é de 4.902 m2. Também passa por processos de revitalização o Campo da Vila Luizão, com trabalhos que irão resultar no fechamento do campo; criação de banco de reservas; novo alambrado; nivelamento do campo; instalação de sistema de drenagem; novas traves e novo gramado; reforma dos vestiários; extensão de arquibancadas e piso tátil direcional. Ao todo, o projeto inclui uma área de 6.645,11 m².