Governo do Estado acompanha obras de melhoramento no Estádio Castelão

O Governo do Estado está fiscalizando as obras de melhoramento nas áreas internas e externas do estádio Castelão, em São Luís. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).

O objetivo das obras é proporcionar melhorias na sinalização, segurança e conservação patrimonial do estádio. “Temos um trabalho de integração que garante cooperação, agilidade e otimização das ações do Governo Flávio Dino garantindo a eficiência na prestação dos serviços públicos à comunidade”, explicou o secretário de Estado da Infraestrutura Clayton Noleto.

“Esse investimento mostra o nosso compromisso com a prática do esporte e lazer no Maranhão, pois, investir na pasta do esporte é garantir cidadania, educação, saúde, segurança, inclusão social e a formação de maranhenses bem mais preparados para a vida”, enfatizou o secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim.

Na área externa do estádio está sendo implantado o gradil metálico de fechamento da área com aproximadamente três quilômetros. O objetivo é aumentar a segurança no local como calçamento. Atendendo a comunidade do entorno (Outeiro da Cruz/Barreto), durante a construção do gradil e calçadas, estão sendo instalados nichos de preservação de árvores e portões de acesso a pequenos quiosques existentes.

Também está em construção um novo estacionamento com mais de 7 mil  m² e uma quadra poliesportiva coberta com arquibancadas, banheiros e lanchonete com espaço para venda e cadeiras para o consumo.

Serviços na área interna

Internamente, os serviços no estádio Castelão estão sendo realizados setorialmente. Instituições que atuam no local como Corpo de Bombeiros Militar do maranhão (CBMMA) receberão a sala com melhorias no forro, piso, instalação elétrica e nova pintura.

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) será remanejada para outra área com novas estruturas. A novidade é que agora, a instituição terá, no local, uma cela para uso em casos de condução para inibir badernas durante os jogos. Também terão uma sala especial, de área restrita, alojamento com quarto, banheiro e cozinha.

Nos intervalos da pintura da sala destinada ao Corpo de Bombeiros, o trabalhador Leandro dos Santos, que também é torcedor do Sampaio Correa, aproveita para admirar o Complexo Esportivo Canhoteiro. “É maravilhoso. Nunca pensei em trabalhar no Castelão”, destacou.

Com a reforma o Setor Administrativo do estádio está recebendo uma nova lógica de funcionamento com acessos restritos. Áreas como a bilheteria terão uso estritamente exclusivo para funcionários. Para isso receberão banheiros particulares e apenas uma via de acesso. A parte elétrica foi renovada com a instalação de quadro de energia no local.

As áreas destinadas para imprensa, rádio, TV e jornal impresso também foram privilegiadas com a reforma. Terão uma sala especial de entrevistas e espaços para sala de trabalho com pontos de tomadas para uso de computadores. Nas cabines de rádio e TV, a bancada será suspensa para atender a altura padrão da engenharia. No ambulatório será instalada mais uma bancada e uma cuba para melhoraro atendimento.

Todos os alojamentos estão recebendo novas pinturas e instalações elétricas. Os banheiros também estão sendo revisados e quando necessários ampliados para atender as demandas. Em baixo das arquibancadas está sendo construído o novo espaço multiuso que são salas com banheiros que poderão ser utilizadas para reuniões ou dormitórios, por exemplo. Os camarotes terão novo cenário com a construção de uma mureta e instalação de painel de vidro.