Governador Carlos Brandão inaugura unidade do Projeto Alvorada de incentivo ao Esporte em São Luís

Os jovens de São Luís acabaram de ganhar um incentivo e tanto para praticar esportes de forma organizada e gratuita. Estamos falando do Projeto Alvorada, que foi criado em 2020 pelo Instituto Alvorada de Desenvolvimento Social em Imperatriz, e que acaba de inaugurar seu mais novo polo de escolinhas desportivas no bairro do Barreto na capital maranhense.

O objetivo do projeto que conta com o patrocínio da Fribal, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, é promover o esporte e a educação para crianças e jovens maranhenses em situação de vulnerabilidade social, de 7 a 17 anos de idade; além de ofertar assistência familiares e pessoas da comunidade de forma indireta.

“O nosso projeto aposta no esporte como um agente de desenvolvimento humano, social, educacional e comunitário; e visa ampliar horizontes e melhorar a vida de seus atletas com escolinhas gratuitas de várias modalidades e para todos os sexos” explicou o idealizar do projeto Major Alan Camelo Ferreira.

O sucesso do Projeto Alvorada é tanto que o mesmo não para de crescer e de revelar talentos maranhenses para diversos clubes de futebol profissional do país. E chegou a São Luís no último dia 16 de novembro, quando foi inaugurado esse que vem a ser o décimo segundo polo. O Governador do Maranhão Carlos Brandão, juntamente com representantes da Fribal, do Sec. Estadual de Esportes Naldir Lopes e outras autoridades, comandou a inauguração do polo esportivo localizado na Praça da Juventude, no bairro do Barreto. Ele destacou a importância do esporte na formação do caráter de jovens maranhenses, e parabenizou os envolvidos no Projeto Alvorada pela iniciativa que tem transformado a vida de centenas de maranhenses em apenas dois anos de existência do projeto.

Agora o Alvorada está presente em 9 cidades maranhenses, contando ainda com 19 polos de assistência social para transformar vidas. O Alvorada mantém atividades atualmente nas seguintes cidades: São Luís, Buritirana, Senador La Roque, Campestre, Ribamar Fiquene, Davinópolis, João Lisboa, Lajeado Novo, e Imperatriz.

Em São Luís a atividades já começaram e numa primeira fase estão sendo ofertadas escolinhas nas modalidades de futebol, skate e futebol de salão de manhã e à tarde; beneficiando inicialmente 100 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. As inscrições podem ser feitas no local do projeto ou pelo perfil do instagram @projetoalvoradaitz.

O Presidente do Grupo Fribal Carlos Francisco de Oliveira prestigiou a inauguração, acompanhado do Vice – Presidente Gustavo de Oliveira e do CEO da Fribal Carlos Antonio Schmidt. E reforçou o apoio da empresa ao fomento do esporte:

“Dentro da estratégia de responsabilidade social empresarial da Fribal temos muita satisfação em apoiar esse projeto. Acreditamos no esporte como um agente de desenvolvimento humano. Por isso patrocinamos o Alvorada que é um projeto de base, que visa oportunizar o acesso ao esporte desde a infância para jovens em situação de vulnerabilidade social; que poderão ter melhores oportunidades de vida através dessa iniciativa” declarou o Presidente da Fribal.

Para o Major Alan Camelo Ferreira, idealizador do Projeto Alvorada, chegar a São Luís é a continuação de um sonho de transformar vidas através do esporte:

“Depois de uma sólida atividade no sul do Maranhão finalmente chegamos a São Luís, onde queremos ajudar a cidade e as famílias a manterem seus jovens longe das drogas e das ruas. Agradecemos muito à Fribal, que foi a empresa que acreditou no Projeto Alvorada desde o seu início e sem a qual nada disso seria possível, assim como ao apoio do Governo do Estado, do Governador Carlos Brandão e demais autoridades que vieram nos prestigiar nessa inauguração” declarou o Major Alan.