FMF realiza Congresso Técnico do Futebol Maranhense para 2018

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) realizou na manhã desta quinta-feira (09) a Reunião do Congresso Técnico do Futebol Maranhense para o ano de 2018. Na oportunidade, foram discutidos o calendário do futebol maranhense e o Regulamento Específico do Campeonato Maranhense de Futebol Profissional Série-A.

Além de toda a diretoria da FMF, também estiveram presentes os dirigentes e representantes dos clubes que irão disputar o Campeonato Maranhense de Futebol da Série-A e a imprensa especializada.

A redação do regulamento do Campeonato de 2018 foi lida pelo Vice-presidente da FMF, Hans Nina, e discutida com todos os dirigentes dos clubes e profissionais da imprensa esportiva.

O Calendário

Por causa da Copa do Mundo, o campeonato estadual começará mais cedo, no dia 21 de janeiro, e se encerrará também mais cedo, no dia 08 de abril, tendo 11 datas.

Calendário das competições que serão promovidas pela FMF em 2018

Série-A: 11 datas; 21 de janeiro a 08 de abril;

Série-B: 09 datas; 03 de junho a 29 de julho;

Sub-13: 10 datas; 21 de janeiro a 08 de abril;

Sub-15: 13 datas; 15 de abril a 08 de julho;

Sub-17: 10 datas; 07 de outubro a 09 de dezembro;

Sub-19: 13 datas; 15 de julho a 07 de outubro;

Feminino Adulto: 08 datas; 07 de outubro a 25 de novembro;

Copa Feminina: 17 datas; 06 de maio a 26 de agosto;

Super Copa de Futebol Amador: 18 datas; 04 de março a 09 de setembro.

A FMF colocou em votação, e os clubes votaram pelo sim, para a realização de um campeonato a ser realizado no segundo semestre de 2018. Para este segundo campeonato, os clubes deverão inscrever apenas jogadores da categoria sub-23, abrindo exceção para apenas 3 jogadores acima desta idade.

Na abertura da temporada 2019, o campeão do torneio do segundo semestre vai enfrentar o campeão maranhense da Série-A 2018, valendo título.

O nome, as datas de início e fim deste campeonato ainda serão divulgados pela FMF.

Campeonato Maranhense série-A 2018

A primeira fase do Campeonato de 2018 será disputada por 8 clubes que, na primeira fase, se enfrentarão em regime de turno único, ou seja, cada clube jogará 7 vezes.

Os quatro clubes mais bem classificados no índice técnico da primeira fase se classsificam para a segunda fase (semifinal), onde se enfrentam em formato de ida e volta, e sistema eliminatório, jogando o primeiro colocado contra o quarto, e o segundo contra o terceiro.

Os vencedores dos confrontos da fase semifinal se classificam para a fase final, onde a vantagem de decidir a segunda partida em casa será de quem obtiver melhor índice técnico em todo o campeonato, ou seja, nas duas fases anteriores (classificatória e semifinal).

Copa do Nordeste

As vagas para a Copa do Nordeste serão distribuídas para o campeão maranhense da Série-A (este entra direto na fase de grupos) e para o clube melhor colocado no ranking da CBF, que no caso é o Sampaio Corrêa (esta vaga será para a fase de pré-Copa do Nordeste).

Se o Sampaio Corrêa for o campeão maranhense de 2018, o segundo clube melhor colocado no ranking da CBF (Moto Club) garante vaga na fase de pré-Copa do Nordeste. Ou seja, o Campeonato Maranhense de Futebol Série-A garante apenas uma vaga na Copa do Nordeste. A outra vaga será concedida pela CBF para o melhor rankiado.