FMBS encerra 2018 com atletas mais competitivos, conquistas inéditas e apoio a torneios interbairros

A Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS) fechou com chave de ouro o calendário oficial de eventos oficiais do ano passado. Em dezembro último, a FMBS também divulgou as competições que acontecerão neste ano e iniciou uma nova etapa de trabalho, apoiando campeonatos de sinuca, disputados na regra par ou ímpar, em bares da capital maranhense. A estratégia faz parte de um planejamento que visa realizar no segundo semestre deste ano o 1º Maranhão Open de Sinuca Par ou Ímpar.

Quatro grandes eventos movimentaram mês passado os esportes de bilhar e sinuca em São Luís/MA. O I Open Nordeste de Snooker Six Red/Etapa 3ª Copa e o Bolão de Snooker Six Red, ambos no Golden Shopping Calhau; a 1ª Copa Josilda Bogéa de Snooker Six Red, realizada no Salão João Bosco da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB/São Luís), e o 3º Campeonato de Sinuca do Bar da Sidinha, que reuniu atletas dos bairros do Monte Castelo, Liberdade e Vila Passos e contou com o apoio da FMBS e do Jornal Pequeno.

O I Open Nordeste teve patrocínio do Mateus e Governo do Maranhão (Lei Estadual de Incentivo aos Esportes). A realização foi do Golden Shopping e FMBS, com apoio do Jornal Pequeno, Net, Expresso Guanabara, Óticas Diniz, PontesTur, AABB-São Luís, Itaipava, Mar Doce, Polícia Militar, ServBus, Praia Mar Hotel, Bus Transportes e Fiema. O Bolão e a 1ª Copa Josilda Bogéa teve realização da FMBS e AABB/São Luís, com apoio do Jornal Pequeno. A estimativa de público dos eventos em 2018 chega a mais de duas mil pessoas.

Anaconda lidera ranking estadual

Voando baixo na sinuca, Marcos Vinícius Araújo (Anaconda) consagrou-se como o melhor atleta maranhense em 2018. Em dezembro, disputou a final do Open Nordeste com o potiguar Gordinho e ficou com o título de vice-campeão. Em seguida, venceu o Bolão de Snooker, onde disputou a final com o atleta Beto, e na semana seguinte venceu a 1ª Copa Josilda Bogéa de Snooker Six Red, ganhando na final o atleta Júnior Carioca pelo placar de 3 a 0. O atleta Eudes ficou na terceira colocação e Luís conquistou o quarto lugar do evento.

“Graças a Deus esse ano foi muito bom pra mim. Esforcei-me demais. E pra fechar 2018 com chave de ouro fui campeão da 1ª Copa Josilda Bogéa de Snooker Six Red, o torneio de confraternização da sinuca maranhense”, disse Anaconda. Ele agradeceu ao presidente da FMBS, Lourival Bogéa, e a todos da Federação que estão sempre incentivando e apoiando os atletas para viajarem e fazer intercâmbio, elevando mais a competitividade do Maranhão. “O nível profissional dos atletas do Maranhão cresceu muito, principalmente em relação aos atletas do Norte-Nordeste. O Maranhão crescerá muito mais”, disse Anaconda. Anaconda, Beto e Francisco Duailibe foram indicados ao 14º Troféu Mirante Esportes.