Ex-goleiro do Moto Club, falece aos 91 anos

É com pesar que informamos do falecimento de um dos maiores goleiros da história rubro negra, Raimundo Nonato Matos de Abreu, o famoso goleiro Bacabal. Bacabal se destacou como ídolo do Moto Club nas décadas de 50 e 60, jogou por 13 anos no Papão do Norte e foi Campeão Maranhense em 1959/60 pela equipe da Fabril. Dividia a meta com o não menos importante goleiro Vila Nova, carioca que também virou lenda no Papão do Norte por suas belíssimas atuações. Vestiu por diversas vezes a camisa da Seleção Maranhense de Futebol e teve passagens pelo Botafogo (BA) e América (CE), antes de encerrar a carreira pelo Moto.

Em 1966, faltando apenas oito meses para o término do seu contrato com o Papão do Norte, resolveu pendurar as chuteiras. Disputou a sua última partida como profissional em um amistoso contra o Olaria-RJ, no Nhozinho Santos. Jogou apenas o primeiro tempo, dando lugar ao reserva Vila Nova.

O eterno camisa 1 do Papão ainda receber, no dia 28 de Dezembro de 2001, a medalha do Mérito Timbira, entregue pela Governadora Roseana Sarney, fato esse que enche de orgulho o ex-goleiro. Quando encerrou a sua carreira, Bacabal ainda recebeu diversos convites para ser treinador de goleiros do Papão ou trabalhar pelas categorias de base do clube. Recusou todos, sem pensar duas vezes. “Fiz como Pelé: quando ia entrar em decadência, abandonei”, disse. Esse era Bacabal, um goleiro que virou uma verdadeira lenda viva na história do futebol maranhense – e na galeria dos grandes nomes da gloriosa vida do Moto Club de São Luís.

Nosso ídolo faleceu na última quinta-feira (26) de Setembro