Estudantes do Colégio Militar 2 de Julho ganham destaque em competições esportivas

O Colégio Militar 2 de Julho se destaca pela sua pedagogia multidisciplinar e estímulo ao desenvolvimento das competências dos alunos. O resultado desta educação, pautada na disciplina, trabalho em equipe e valores de cidadania, está nas dezenas de estudantes que alcançaram vitórias em campeonatos esportivos, dentro e fora do Maranhão. Conquistas que atestam a excelência do aprendizado ofertado nesta rede escolar, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

A rede de escolas soma conquistas, muitas em primeiros lugares, em competições com variadas modalidades esportivas, sejam individuais ou coletivas, no Maranhão e Brasil afora. Na última quinta-feira, as alunas Clara Seguins e Stefany Amorim, da Unidade I-Vila Palmeira (São Luís), receberam o Troféu Mirante Esporte, prêmio esportivo de destaque do estado, vencedoras nas modalidades Atletismo e Natação. A vitória reforça os valores e competências cultivados neste ambiente educacional e reflete na vida social dos estudantes. 

“Estamos extremamente orgulhosos das conquistas de Clara Seguins e Stefany Amorim. Elas são exemplos do compromisso, da dedicação e do espírito de excelência que buscamos instigar em todos os nossos alunos”, destacou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto. 

O coronel acrescentou que “essas jovens personificam os valores fundamentais de nossa instituição, como liderança, resiliência e o trabalho em equipe”.

As alunas agradeceram o apoio de professores, treinadores, colegas de turma, familiares e amigos, que contribuíram com suas vitórias. Elas destacaram a importância dos valores de determinação, disciplina e ação coletiva, ensinados no Colégio Militar, e que são essenciais para o sucesso, tanto nos esportes, quanto na vida. A rede escolar apoia alunos atletas com auxílios para transporte, alimentação e treino.

A lista de vitórias contempla premiações nos Jogos Escolares Ludovicenses, Jogos Escolares Maranhenses – Metropolitano e Jogos Escolares Maranhenses com os primeiros lugares em Salto Triplo e Pentatlo; na Seletiva Escolar Gymnasyad, com o primeiro lugar Série Prata; nos Jogos Escolares da Juventude, conquistando terceiro no Pentatlo; 16 medalhas, entre ouro, prata e bronze, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2023 (OBMEP); e o terceiro lugar na Copa Brasil Loterias Caixa de provas Combinadas, neste 2024.

“Para nós, é muito gratificante ver este avanço, resultado de muito empenho, esforço e disciplina. Os alunos do Colégio Militar 2 de Julho têm subido ao pódio com frequência, mostrando desempenhos excepcionais em diversas modalidades esportivas e consolidando uma metodologia de ensino que tem foco no desenvolvimento integral. Parabéns a Clara, Stefany e a todos os vencedores da rede de escolas militares do Maranhão”, enfatizou a diretora da Unidade I, major Bruna Gonçalves. 

O diretor do Colégio Militar 2 de Julho-Messias Rodrigues de Sousa (Trizidela do Vale),  major Joel Machado, ressaltou o investimento no desenvolvimento integral para formar cidadãos preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. “A educação oferecida pela instituição vai além do currículo tradicional e valoriza o intelecto e o caráter humano”, frisou. 

Atualmente, o Corpo de Bombeiros já conta com 34 escolas na rede, ofertando Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio para mais de 15 mil alunos em todas as regiões do estado.