Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Estadual de Kitesurf encerra o calendário 2015 e define campeões

O Campeonato Maranhense de Kitesurf fechou a quarta edição com chave de ouro. A disputa que voltou a movimentar as praias do Meio e São Marcos definiu, nos últimos dias 12 e 13, campeões gerais nas cinco (5) categorias disputadas ao longo do ano.

Nas duas etapas finais, os kitesurfistas se enfrentaram no Downwind, na Regata Bidirecional e na última prova do ano, a Golden Race ou Corrida de Ouro.

Na Golden Race, os dez melhores atletas de cada categoria tiveram que mostrar muita resistência e técnica em um velejo up-wind, contra o vento, de 8 km no masculino e 3 km no feminino. 

A competição, marcada por uma dose extra de adrenalina e muita rivalidade, definiu o rei e a rainha da praia, ou seja, os melhores entre os melhores de todo o campeonato.

No feminino, Camila Goulart, que ainda não havia vencido nenhuma etapa do estadual, travou um duelo emocionante com Rosarinho, que vinha liderando, mas foi ultrapassada por Camila nos 200 metros finais do percurso.

A vitória surpreendente foi comemorada com muita vibração pela atleta e assegurou a Camila o título de Rainha da Praia.

“A prova estava muito disputada, muito difícil, com todo mundo dando seu melhor, mas, ali no final, eu vi que estava mais pra dentro, mais próxima da faixa de areia, então vi que na verdade estava em vantagem e que dava pra chegar, botei pra ultrapassá-la e consegui! Estou muito feliz com esse primeiro lugar, foi emocionante demais!”, disse Camila.

No masculino, Bruno Lobo, que enfrentou inclusive o pai, mostrou porque venceu todas as etapas na Downwind, na categoria até 25 anos, e não deu chance para os adversários na Golden Race. Bruno liderou a prova do começo ao fim, cruzou a linha de chegada mantendo uma larga vantagem sobre os outros competidores e levou a coroa de Rei da Praia.

“Não foi fácil, tinha uma galera na minha cola, mas eu consegui manter a ponta e, graças a Deus, conquistar mais essa vitória, esse primeiro lugar!”, disse Bruno.

No balanço da temporada, resultados extraordinários para comemorar.

O 4º Campeonato Maranhense de kitesurf bateu o recorde nacional no número de participantes, oficializou no campeonato o kite endurance, modalidade criada por velejadores maranhenses e encerrou o calendário com a maior premiação já oferecida em um campeonato local.

Segundo Rogério Luna, presidente da Associação de Velejadores do Maranhão, o saldo do campeonato não poderia ter sido melhor: “Nós queremos agradecer ao Governo do Estado, à Secretaria de Esporte do Maranhão e à AMBEV, que acreditaram em nosso projeto e nos apoiaram na realização do Estadual. Fizemos um campeonato organizado, valorizando do kitesurf e os atletas. Tivemos 120 velejadores com inscrições pagas em uma única etapa, ou seja, um recorde para comemorar. Trouxemos o kite endurance, novidade, como uma das provas e encerramos o campeonato premiando o rei e rainha da praia, cada um com um kite e sorteando mais um equipamento entre os atletas. O sentimento é de felicidade, na certeza de que ano que vem promoveremos um campeonato ainda melhor!”.

 

LISTA DE CAMPEÕES GERAIS

ATLETA                                                 CATEGORIA

BRUNO LOBO                                    ATÉ 25 ANOS

ANTÔNIO RODRIGUES                    DE 25 AT35 ANOS

FÁBIO CÂMARA                               DE 35 ATÉ 45 ANOS

ROBSON LOBO                                MASTER

ANDRÉA GOULART                         FEMININO