Esportes no Maranhão: do clássico futebol aos esportes radicais

O Maranhão, como qualquer outro estado brasileiro, cultiva uma grande paixão de seus habitantes pelo futebol. Ao mesmo tempo, o foco turístico do estado com 640 km de litoral (o segundo maior do país), também faz crescer os números dos esportes radicais.

A história do futebol no Maranhão

Hoje os campeonatos de futebol do estado são organizados pela Federação Maranhense de Futebol. Sendo que a principal competição profissional do esporte é o Campeonato Maranhense de Futebol. Até hoje já foram realizadas 99 edições do campeonato, mas a história do futebol Maranhense começou antes.

Conta a história que o futebol chegou ao estado em 1905, quando Nhozinho Santos voltou da Inglaterra depois de um período estudando na cidade de Liverpool. Ele trouxe alguns itens típicos do futebol ao voltar para casa: chuteira, apito, bola, etc. E foi no final daquele ano que foi criada a “foot ball association” no Maranhão.

Assim, Nhozinho e um grupo de pessoas interessadas no esporte inglês, criaram o Fabril Athletic Club – FAC. Depois desse momento, e até 1917, o futebol do Maranhão se desenvolveu cada vez mais e se consolidou como uma paixão entre atletas e torcedores.

botijão de gás no Maranhão

Os times que representam o Maranhão hoje

Mais de 100 anos depois da chegada do esporte ao estado, hoje alguns times maranhenses se destacam. Os maiores times são o Sampaio Corrêa, o Moto Club e o Maranhão, todos da cidade de São Luís, capital do estado. Além deles, o time Imperatriz é a força do interior do estado e também se destaca.

Durante o Campeonato estadual, os ingressos para uma partida no Estádio Governador João Castelo, mais conhecido como Castelão, custam o mesmo valor de um botijão de gás no Maranhão. Este estádio na verdade pertence ao governo do estado, sendo utilizado pelos principais times da cidade de São Luís para suas partidas.

O futebol é uma paixão entre os Maranhenses como em todos os outros estados do Brasil. O estado não tem representantes no Campeonato Brasileiro de Futebol, mas os times seguem trabalhando para um dia alcançar os campeonatos nacionais.

Como o turismo influencia nos esportes do Maranhão?

Depois de entender um pouco mais sobre a história e representatividade do futebol Maranhense, vamos agora abordar os esportes radicais que são praticados no estado.

Como o Maranhão é um estado que está localizado entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil, o turismo atrai muitos visitantes todos os anos para as mais diversas atrações. Como já mencionamos acima, são 640 km com diversos ecossistemas: 

  • Praias tropicais;
  • Floresta amazônica;
  • Diversas variedades de cerrados e mangues;
  • E o único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas. 

Nesse sentido, turistas chegam ao estado vindos de todo o Brasil e muitos países do mundo, atraídos por toda a beleza da região.

Esportes radicais praticados nas áreas turísticas

Um dos passeios turísticos mais conhecidos do Maranhão é conhecer os Lençóis Maranhenses. E como o Parque Nacional no qual está a atração conta com praias, dunas e também área de restinga, se torna um local propício para a prática de alguns esportes como:

  • Kite-surf;
  • Wind-surf;
  • Caiaque;
  • Stantd up padlle.

Além do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, outra região que conta com atividade esportiva é o Parque Nacional da Chapada das Mesas. Por lá, as atividades radicais mais praticados são:

  • Rafting;
  • Parapente;
  • Paraquedismo;
  • Trekking.

Maranhão é um estado com diferentes esportes

Como você percebeu durante este texto, existem diferentes modalidades de esportes praticadas no estado. Por um lado, a capital São Luís conta com os três maiores times de futebol do Maranhão, além do estádio Arena Castelão que recebe as principais partidas de futebol.

Por outro lado, tanto os Maranhenses quanto os turistas aproveitam os esportes radicais no estado. Seja no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ou no Parque Nacional da Chapada das Mesas, a aventura é garantida.