Dupla Maranhense participa de competição de Vôlei de Praia no Rio de Janeiro

A dupla formada pelos Maranhenses Gabriel Batista e Carlos Henrique, participam neste final de semana no Rio de Janeiro, da primeira edição do Torneio Nacional Sub-17 de Vôlei de Praia. A competição será realizada no Centro de Capacitação Física do Exército, na Urca, zona Sul da cidade.

A dupla Maranhense atualmente ocupa a oitava colocação do Ranking Nacional, com isso já entram de forma direta na fase de grupos, que será disputada a partir deste sábado (10). Nas disputas desta competição, os maranhenses serão comandados pelo técnico Getúlio Melo.

A competição visa se adequar ao calendário da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que em 2014 criou o primeiro Mundial Sub-17, disputado no México. Além disso, desde 2004 a entidade alterou a idade do Mundial Sub-18 para Sub-19.

O Circuito Banco do Brasil Sub-17 funcionará no sistema de seleções estaduais, como ocorre no Sub-19 e Sub-21, com duplas formadas por atletas registrados na mesma federação. Cada estado também é responsável por indicar um treinador.

Ao todo serão 16 duplas divididas em quatro grupos de quatro times. Os 12 estados mais bem ranqueados no Circuito garantem presença direta na fase de grupos, que começa no sábado. Já os demais estados podem inscrever suas duplas no qualificatório, que dá quatro vagas ao torneio principal, em jogos eliminatórios diretos.